INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA EM MATO GROSSO DO SUL: MOBILIZAÇÃO EM UNIVERSIDADES FEDERAIS
Palavras-chave:
Política educacional. Educação Superior. Educação a Distância.Resumo
RESUMO: Este artigo apresenta resultados da investigação realizada junto às universidades federais localizadas no estado de Mato Grosso do Sul, os quais consistiram em um subprojeto de estudo mais amplo realizado por meio de pesquisa em rede intitulada “Institucionalização da Educação Superior a Distância nas Universidades Federais da Região Centro-Oeste: processos, organização e práticas”. O objetivo é explicitar os processos e práticas que se desenvolveram ao implementar a EaD no contexto de cada uma das universidades federais localizadas no estado de Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste brasileira. Busca-se responder ao seguinte problema de pesquisa: Quando e como se desenvolve o processo de institucionalização da EaD nas universidades federais de Mato Grosso do Sul? Tem-se como referencial teórico o neoinstitucionalismo. Adotou-se como procedimento metodológico o estudo de caso múltiplo, e tevecomo fontes primárias: documentos, questionários e entrevistas realizados com os gestores institucionais. Conclui-se que o Ministério da Educação, ao deter as formas de financiamento, tem o poder de induzir expansão ou retração. Observa-se inexistência da institucionalização da EaD nessas instituições, as quais se encontram na fase da “mobilização/implementação”, com processos e práticas eivados de conflitos e estratégias de planejamento fragmentadas, com pouca inserção nos espaços de decisão coletiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.