PRODUÇÕES E (RE)SIGNIFICAÇÕES NO CONTEXTO DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE: O USO DO SCRATCH NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO E DOS MUTILETRAMENTOS

Autores

Palavras-chave:

Scratch. Letramento Crítico. Multiletramentos.

Resumo

Este artigo é recorte de uma pesquisa de doutorado em educação e discute uma formação continuada de professores, realizada durante oito meses em 2016. É uma pesquisa qualitativa, tipo pesquisa-formação que se utilizou de questionário online, narrativas digitais e relatos (auto)biográficos e teve financiamento PROSUP/CAPES. Debruçamo-nos sobre as narrativas digitais produzidas pelos professores participantes da formação a partir da perspectiva do letramento crítico com base em Freire e do conceito de multiletramentos a partir de Pinheiro. O contexto da formação online na rede social Facebook foi tanto lócus da formação como instrumento de produção de dados. Participaram da formação trinta Professores Gerenciadores de Tecnologias Educacionais e Recursos Midiáticos. A linguagem de programação Scratch se mostrou como uma possibilidade de mudança para os professores, quando utilizada a partir do contexto e do interesse dos alunos e professores, possibilitando a problematização: da própria tecnologia e suas limitações; da realidade material das escolas; do potencial criativo a partir do trabalho coletivo; e,  do contexto de cada grupo. Possibilitou ainda, o contato com outros saberes e fazeres, rompendo com a lógica que se restringe aos alunos de escolas com boa infraestrutura, boa localização e bons acessos à internet, a aprendizagem de linguagem de programação. Foi possível também que professores e alunos aprendessem e ensinassem com o Scratch,  incorporando seus contextos sociais, sua cultura e realidade material.

Biografia do Autor

  • Miriam Brum Arguelho, Univesidade Federal de Mato Grosso do Sul
    Técnica em assuntos educacionais na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Católica Dom Bosco.
  • Maria Cristina Lima Paniago, Universidade Católica Dom Bosco
    Professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED)

Downloads

Publicado

2018-09-04

Edição

Seção

Dossiê Multiletramentos, Tecnologias e Educação a distância