ATITUDES DISCENTES EM RELAÇÃO AOS CURSOS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Daiane Aguiar Rodrigues Universidade Estadual de Goiás
  • Francisco Alberto Severo de Almeida Universidade Estadual de Goiás

Resumo

O presente estudo faz uma abordagem sobre as atitudes dos alunos dos cursos na modalidade a distância ofertados pela Universidade Aberto do Brasil – UAB/UnB, a partir de um recorte de dados referentes à aplicação on line de um questionário sobre atitudes, projeto de pesquisa realizado Universidade de Brasilia, em 2010. Realizou-se o estudo com uma amostra de 299 alunos. Foi utilizada uma abordagem explicativa, descritiva, de natureza qualitativa envolvendo dados primários e secundários. Este estudo apresenta como contribuição a releitura da variável atitude sob o contexto aplicado a modalidade de ensino a distância. Buscou-se por intermédio de análise de três de variáveis plataforma digital, modelo pedagógico de educação e o processo de ensino aprendizagem compreender, na percepção do discente de EAD, as atitudes dos alunos em relação aos cursos na modalidade de educação a distância. Por fim, conclui-se que há evidências que podem contribuir para futuros estudos sobre o comportamento discente face a educação a distância, bem como para o aperfeiçoamento de práticas atitudinais dos atores sociais que trabalham no sistema de educação a distância.

Palavras-chave: Ensino a Distância. Atitudes.  Tecnologia da informação.

Downloads

Publicado

2018-09-04

Edição

Seção

Dossiê Multiletramentos, Tecnologias e Educação a distância