A ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS TRABALHOS APRESENTADOS NA ANPED

Autores

  • Odiliana Ribeiro de Souza Universidade Federal de Goiás
  • Wanderson Ferreira Alves Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

alfabetização, trabalho docente, ensino, educação fundamental

Resumo

O trabalho objetiva realizar uma síntese integrativa do conhecimento sobre o tema da alfabetização no Brasil. O intuito dessa pesquisa é realizar um levantamento sobre o quadro mais recente no debate na área da alfabetização de crianças nos últimos anos. Enquanto análise sobre a produção científica, buscou-se observar os temas mais focalizados, a forma de abordagem do tema, a metodologia, as reais contribuições e a pertinência para o estudo. A fonte de pesquisa foi restrita ao banco de dados da ANPED e apresentou produções vinculadas principalmente aos Gts: didática; formação de professores; trabalho e educação; alfabetização, leitura e escrita. O recorte temporal considerou o intervalo de 2000 a 2017, perfazendo um total de 17 anos por abarcar toda a discussão proposta sobre o tema no banco de dados da ANPED e por considerar a produção de ampla duração das políticas voltadas para a alfabetização no século XXI, desde 2001, portanto. As pesquisas apontam insegurança e falta de clareza dos docentes sobre o que deve ser ensinado nos anos iniciais de escolarização, além disso, a falta de uma compreensão acerca do processo de apropriação cultural da leitura e da escrita. Destaca também as repercussões das mudanças teóricas a partir do letramento e como isso repercute na prática dos alfabetizadores.

Biografia do Autor

  • Odiliana Ribeiro de Souza, Universidade Federal de Goiás
    Mestranda em Educação Brasileira pela FE/UFG. Graduada em Direito e Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás.
  • Wanderson Ferreira Alves, Universidade Federal de Goiás
    Doutor em Educação pela USP, com pós-doutorado em Ergologia pela Université d’Aix-Marseille. Professor da Faculdade de Educação da UFG.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Dossiê Estudos de Linguagem e Interculturalidade