INTERLOCUÇÕES TEÓRICAS DO GRUPO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: VYGOTSKY E A LINGUAGEM ESCRITA

Autores

  • Maria de Lourdes Bodnar Escola Estadual Hércules Maymone - Professora.
  • Erlinda Martins Batista Universidade para o Desenvolvimento do Pantanal - UNIDERP - Anhanguera.

Palavras-chave:

GINPEAD. Linguagem escrita. Educação a Distância. Vygotsky.

Resumo

RESUMO

Este artigo enfoca os estudos ocorridos durante os anos de 2017 e 2018, no âmbito do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação a Distância – GINPEAD, cuja temática é a formação docente na modalidade da educação a distância. Com o objetivo geral de analisar a teoria de Vygotsky (2004) sobre a pré-história da linguagem escrita, foi desenvolvido na perspectiva metodológica de estudo qualitativo em educação conforme as ideias de Lüdke e André (1986). As discussões teóricas foram desenvolvidas no método materialista histórico e dialético, e evidenciaram que a aprendizagem da linguagem escrita se origina em treinamento artificial - nos desenhos das letras - cuja metodologia pedagógica carece a atenção e esforço do educador e do educando.

Palavras-chave: GINPEAD. Linguagem escrita. Educação a Distância. Vygotsky.

Biografia do Autor

  • Maria de Lourdes Bodnar, Escola Estadual Hércules Maymone - Professora.
    Professora de ensino médio e Coordenação.
  • Erlinda Martins Batista, Universidade para o Desenvolvimento do Pantanal - UNIDERP - Anhanguera.
    Programa de Pós-Graduação stricto sensu da UNIDERP - Anhanguera.

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Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Dossiê Estudos de Linguagem e Interculturalidade