O ENSINO DE GRAMÁTICA: QUESTÕES DE ORDEM TEÓRICA

Autores

  • Eleone Ferraz Assis Universidade Estadual de Goiás - Cora Coralina
  • Neivaldo Mendes da CUNHA Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Gramática, Funcionalismo, Ensino.

Resumo

A língua é um sistema que se caracteriza pelo dinamismo e a maleabilidade do uso. O foco das discussões neste artigo tem como objetivo refletir sobre os contextos comunicativos que representam um conjunto de fatores determinantes das construções e das escolhas lexicais. A metodologia utilizada é a da pesquisa bibliográfica em artigos que tratam dos usos da língua e da linguística funcional. Tem, em autores como Furtado da Cunha (2003, 2007, 2013), Aquino (2015), Martellota (2013), entre outros, as contribuições no sentido de trazer à luz das discussões as abordagens do ensino de gramática em sala de aula: da tradição estruturalista ao funcionalismo, as novas metodologias indicam a inclusão de um ensino que leve aos alunos a funcionalidade da língua, ou seja, traga às reflexões o sistema em situações de uso. É no uso que a língua se mostra maleável, em processo, e é sob a perspectiva dinâmica que o aluno deve estudar e compreender a língua e a gramática, para que se torne um comunicador consciente e ciente de quão maleável é esse sistema.

Biografia do Autor

  • Eleone Ferraz Assis, Universidade Estadual de Goiás - Cora Coralina
    É Pós-doutor em Estudos Linguísticos (UFG/2016), doutor em Língua Portuguesa (UERJ/2014), mestre em Letras e graduado em Letras (UEG/2002). Membro do Grupo de Pesquisa Diretório CNPQ SELEPROT (Semiótica, Leitura e Pradução de Texto). Coordena o Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade - POSLLI- e é professor da Universidade Estadual de Goiás.
  • Neivaldo Mendes da CUNHA, Universidade Estadual de Goiás
    Graduado em Letras Português/Inglês pela Faculdade Cora Coralina (1995); Mestrando em Língua, Literatura e Interculturalidade pela UEG – Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Cora Coralina.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Dossiê Estudos de Linguagem e Interculturalidade