O ENSINO DE GRAMÁTICA: QUESTÕES DE ORDEM TEÓRICA
Palavras-chave:
Gramática, Funcionalismo, Ensino.Resumo
A língua é um sistema que se caracteriza pelo dinamismo e a maleabilidade do uso. O foco das discussões neste artigo tem como objetivo refletir sobre os contextos comunicativos que representam um conjunto de fatores determinantes das construções e das escolhas lexicais. A metodologia utilizada é a da pesquisa bibliográfica em artigos que tratam dos usos da língua e da linguística funcional. Tem, em autores como Furtado da Cunha (2003, 2007, 2013), Aquino (2015), Martellota (2013), entre outros, as contribuições no sentido de trazer à luz das discussões as abordagens do ensino de gramática em sala de aula: da tradição estruturalista ao funcionalismo, as novas metodologias indicam a inclusão de um ensino que leve aos alunos a funcionalidade da língua, ou seja, traga às reflexões o sistema em situações de uso. É no uso que a língua se mostra maleável, em processo, e é sob a perspectiva dinâmica que o aluno deve estudar e compreender a língua e a gramática, para que se torne um comunicador consciente e ciente de quão maleável é esse sistema.
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