AS NARRATIVAS DAS ARPILLERAS E A REFLEXÃO SOBRE OS SUJEITOS

Autores

  • Jossier Sales Boleão Universidade Estadual de Goiás - Cora Coralina
  • Émile Cardoso Andrade Universidade Estadual de Goiás.

Palavras-chave:

Arpilleras. Narrativas. Cultura visual. Literatura. Artes híbridas.

Resumo

O presente trabalho discute - a partir dos estudos culturais e da cultura visual - enquanto campo do saber, narrativas visuais que têm sido incorporadas por grupos de mulheres, denominadas arpillerase que por meio da organização de uma sucessão de episódios criam visualidades capazes de seduzir, provocar rejeição e incorporar um cosmos imagético sugerindo e gerando links com nossos repertórios individuais. As arpillerassão imagens produzidas e narradas as quais se associam diretamente a eventos marcantes tanto em nível individual quanto coletivo, perpassando pela própria constituição dos sujeitos.  As arpillerassão uma técnica têxtil chilena feitas a partir de bricolagem para  composição das peças narrativas com teor político, de denúncia e afirmação, produzidas em diversos países da América Latina. No Brasil, são construídas principalmente por mulheres camponesas que estão envolvidas com algum tipo de problema individual ou coletivo, fazendo com que suas narrativas perpassem por caráter de diversas denúncias e afirmação de direitos. O grupo de mulheres pioneiras no Brasilsão as atingidas por barragens, nas diferentes regiões brasileiras.

Biografia do Autor

  • Jossier Sales Boleão, Universidade Estadual de Goiás - Cora Coralina
    Mestrando em Língua, Literatura e Interculturalidade (UEG), possui graduação em Letras (PUC/Goiás), especialização em Direitos Sociais do Campo - Residência Agrária (PRONERA/UFG) e especialização em Políticas Sociais Públicas (ULBRA). Atualmente trabalha como educador popular, é militante no Movimento Camponês Popular (MCP) e é técnico social em empreendimentos de habitação de interesse social (PNHR).
  • Émile Cardoso Andrade, Universidade Estadual de Goiás.
    Doutora em Literatura (2011) e mestre em Teoria literária pela Universidade de Brasília (UnB), possui graduação Letras Português pela mesma universidade (2002). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Goiás inscrita no POSLLI - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade - campus Cora Coralina.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Dossiê Estudos de Linguagem e Interculturalidade