AS NARRATIVAS DAS ARPILLERAS E A REFLEXÃO SOBRE OS SUJEITOS
Palavras-chave:
Arpilleras. Narrativas. Cultura visual. Literatura. Artes híbridas.Resumo
O presente trabalho discute - a partir dos estudos culturais e da cultura visual - enquanto campo do saber, narrativas visuais que têm sido incorporadas por grupos de mulheres, denominadas arpillerase que por meio da organização de uma sucessão de episódios criam visualidades capazes de seduzir, provocar rejeição e incorporar um cosmos imagético sugerindo e gerando links com nossos repertórios individuais. As arpillerassão imagens produzidas e narradas as quais se associam diretamente a eventos marcantes tanto em nível individual quanto coletivo, perpassando pela própria constituição dos sujeitos. As arpillerassão uma técnica têxtil chilena feitas a partir de bricolagem para composição das peças narrativas com teor político, de denúncia e afirmação, produzidas em diversos países da América Latina. No Brasil, são construídas principalmente por mulheres camponesas que estão envolvidas com algum tipo de problema individual ou coletivo, fazendo com que suas narrativas perpassem por caráter de diversas denúncias e afirmação de direitos. O grupo de mulheres pioneiras no Brasilsão as atingidas por barragens, nas diferentes regiões brasileiras.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.