SOCIOLINGUÍSTICA E MEDIAÇÃO DIDÁTICA PARA O USO EXPLÍCITO E AUSENTE DA FLEXÃO DE 1ª PESSOA DO PLURAL NO ENSINO BÁSICO

Autores

  • Angela Marina Bravin dos SANTOS Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
  • Cristiane Alves de Lima CARDOSO Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Palavras-chave:

Variação linguística. Pesquisa Sociolinguística. Marca de pluralidade da 1ª pessoa do plural. Ensino de português.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma mediação didática para o tratamento da ausência e do uso explícito da flexão de 1ª pessoa do plural no ensino básico, fundamentada no Modelo dos Contínuos (BORTONI-RICARDO, 2004, 2005), com ênfase no contínuo oralidade-letramento. O ponto de partida dessa mediação consiste numa pesquisa de base Sociolinguística Variacionista (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006[1968]) sobre a variação entre apagamento e presença do elemento flexional de 1ª pessoa em textos escritos por estudantes do 6º ano de uma escola do município de Caxias, Rio de Janeiro. O propósito da mediação consiste em promover um ensino que possibilite ao aluno usar ou não tal elemento linguístico, a depender do contexto de uso do português.

Biografia do Autor

  • Angela Marina Bravin dos SANTOS, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
    Professora Doutora em Língua Portuguesa do Departamento de Letras e Comunicação da UFRRJ e do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Cristiane Alves de Lima CARDOSO, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
    Mestre em Língua Portuguesa pelo PROFLETRAS-UFRRJ e professora do Município de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Dossiê Estudos de Linguagem e Interculturalidade