LETRAMENTO E ESCOLARIZAÇÃO: O EMPARELHAMENTO PEDAGÓGICO DO SOCIAL AO FORMAL

Autores

  • Maria Suzett Biembengut SANTADE FIMI-Mogi Guaçu-SP
  • Maria Jussara ZAMARIAN Faculdades Integradas Maria Imaculada - SP.
  • Gabriela Fiorin RIGOTTI

Palavras-chave:

letramento, texto, social, escola pública.

Resumo

O texto objetiva-se no conceito do letramento nas bases textuais e gêneros do social ao letramento escolar. A importância da aproximação da escola com as práticas sociais de outras unidades escolares, com o objetivo de mostrar aos alunos sua relevância, facilita as adequações, adaptações e transferências por parte deles, quando da sua utilização na vida real. Justifica-se também aimportância dos estudiosos da educação nova para se entender o letramento atual. Nas bases metodológicas, utiliza-se, na pesquisa feita, uma unidade escolar pública do interior do estado de São Paulo. Nela se analisa, durante um ano escolar de uma 5ª série, o processo de alfabetização linear e não-linear. Conclui-se que na escola pública com alunado depouco hábito de leitura, o letramento social sustenta o formal e esses letramentos se emparelham continuamente durante o ensino fundamental.

Biografia do Autor

  • Maria Suzett Biembengut SANTADE, FIMI-Mogi Guaçu-SP
    Professora Titular de Linguística, Língua Portuguesa e Língua Latina e Coordenadora do Curso de Letras: Graduação e Pós-Graduação (FIMI-Mogi Guaçu-SP) e Professora Titular de Comunicação,Língua e Linguagem (FMPFM-Mogi Guaçu-SP). Pós-doutora em Letras (UERJ, 2006). Pós-doutora em Educação: Ensino do Português (UMINHO-PT, 2008). Doutora em Educação (UNIMEP, 2002). Mestre em Educação: Formação de Professores (PUC-CAMP, 1998). Graduação em Letras Vernáculas: Francês e Inglês (FFCL-UNESP). Graduação em Pedagogia com Administração e Orientação Escolar (FFCL-Amparo-SP). Graduação em Pedagogia com Supervisão Escolar (FFCL-Ouro Fino-MG). Membro dos Grupos: SELEPROT e Crítica Textual e Edição de Textos (UERJ-RJ).
  • Maria Jussara ZAMARIAN, Faculdades Integradas Maria Imaculada - SP.
    Professora Assistente das Faculdades Integradas Maria Imaculada, Professora da Pós-Graduação da Universidade Paulista e Professora Assistente do Instituto de Educação e Ensino Superior de Campinas e Supervisora de Ensino do Governo do Estado de São Paulo. Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2009). Graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino Octávio Bastos (1991). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: formação professores, língua portuguesa, alfabetização, educação e leitura.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Dossiê Estudos de Linguagem e Interculturalidade