ENSINANDO O VERBO TOMAR: UMA ABORDAGEM FUNCIONAL COM CONTRIBUIÇÕES SOCIOLINGUÍSTICAS EM UMA AMOSTRA DE FALA VILABOENSE
Palavras-chave:
Tomar. Cidade de Goiás. Uso. Sociolinguística. Ensino.Resumo
O presente trabalho investiga o verbo tomar na Cidade de Goiás, antiga capital do estado homônimo, a fim de lançar luzes sobre novas categorizações de tal item a partir de usos reais, registrados no córpus de fala da comunidade em estudo, com vistas a possíveis contribuições para o ensino de Língua Portuguesa. A análise é feita sob o prisma da Linguística Funcional Centrada no Uso (HOPPER e THOMPSON, 1980; CUNHA e SOUZA, 2007), aliada à metodologia de coleta de dados e de interpretação de resultados atinentes à Sociolinguística Variacionista (LABOV, 1972; 1994), a partir da qual se estratifica a amostra com base em faixa etária e sexo/gênero. As ocorrências de tomar, por sua vez, são categorizadas em verbo suporte, verbo pleno, verbo estendido e construções cristalizadas. A análise dos dados revela predominância de usos das funções menos gramaticalizadas do verbo, respectivamente, suporte e estendido, com correlações específicas entre sexo/gênero e faixa etária em cada uma das categorias supramencionadas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.