ENSINANDO O VERBO TOMAR: UMA ABORDAGEM FUNCIONAL COM CONTRIBUIÇÕES SOCIOLINGUÍSTICAS EM UMA AMOSTRA DE FALA VILABOENSE

Autores

  • Marília Silva VIEIRA Universidade Estadual de Goiás - Cora Coralina
  • Cleiton Ribeiro e Oliveira Universidade Estadual de Goiás - Cora Coralina

Palavras-chave:

Tomar. Cidade de Goiás. Uso. Sociolinguística. Ensino.

Resumo

O presente trabalho investiga o verbo tomar na Cidade de Goiás, antiga capital do estado homônimo, a fim de lançar luzes sobre novas categorizações de tal item a partir de usos reais, registrados no córpus de fala da comunidade em estudo, com vistas a possíveis contribuições para o ensino de Língua Portuguesa. A análise é feita sob o prisma da Linguística Funcional Centrada no Uso (HOPPER e THOMPSON, 1980; CUNHA e SOUZA, 2007), aliada à metodologia de coleta de dados e de interpretação de resultados atinentes à Sociolinguística Variacionista (LABOV, 1972; 1994), a partir da qual se estratifica a amostra com base em faixa etária e sexo/gênero. As ocorrências de tomar, por sua vez, são categorizadas em verbo suporte, verbo pleno, verbo estendido e construções cristalizadas. A análise dos dados revela predominância de usos das funções menos gramaticalizadas do verbo, respectivamente, suporte e estendido, com correlações específicas entre sexo/gênero e faixa etária em cada uma das categorias supramencionadas.

Biografia do Autor

  • Marília Silva VIEIRA, Universidade Estadual de Goiás - Cora Coralina

    Doutora em Linguística pela Univerisade de São Paulo e Professora do Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual de Goiás (Câmpus Cora Coralina).

  • Cleiton Ribeiro e Oliveira, Universidade Estadual de Goiás - Cora Coralina
    Mestrando do Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Interculturalidade da Universidade Estadual de Goiás (Câmpus Cora Coralina).

Downloads

Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Dossiê Estudos de Linguagem e Interculturalidade