A ANTI-TESE DO OXÍMORO FELICIDADE CLANDESTINA: SEMIÓTICA, IMAGINÁRIO E MITOS

Autores

  • Luana Alves Luterman Universidade Estadual de Goiás
  • Agostinho Potenciano de Souza Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Felicidade Clandestina. Semiótica. Imaginário. Mitos.

Resumo

Neste artigo, estudaremos, de modo interdisciplinar, o conto Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector, por meio das categorias ofertadas pelos instrumentos de análise das teorias sobre imaginário, mitos e semiótica das paixões. Pesquisaremos como se manifestam os fundamentos semióticos em Felicidade Clandestina: verificaremos o modo como se organiza o percurso gerativo de sentido, por meio da análise das estruturas fundamentais, das estruturas narrativas e das estruturas discursivas. Perceberemos como estão materializadas as paixões e de que modo elas conduzem as ações, por meio das personagens, no conto Felicidade Clandestina. Perscrutaremos quais mitos constituem o processo diegético, por meio da configuração actancial das personagens. Estudaremos, por meio das categorias tecidas pelas estruturas teóricas do imaginário, a trajetória narrativa do conto clariceano.

Biografia do Autor

  • Luana Alves Luterman, Universidade Estadual de Goiás
    1. Pós-doutoranda em Linguística pela UFSCar (2018), Pós-Doutora (2016), Doutora (2014) e Mestre (2009) pelo PPG em Letras e Linguística da FL/UFG. Especialista em Formação de Professores de Língua Portuguesa pela UCG (2005). Graduada em Letras pela UCG (2004).  Professora da UEG desde 2011. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI/UEG). Pesquisa o ensino de língua portuguesa, leitura e produção de textos (inclusive em 3D), identidade de gênero, corpo e discurso. E-mail: luanaluterman@yahoo.com.br
  • Agostinho Potenciano de Souza, Universidade Federal de Goiás
    Doutor em Estudos Linguísticos pela UFMG (2002). Mestre em Teoria e História Literária pela UNICAMP (1983). Graduado em Letras Neolatinas pela UCDB (1969). Professor da Pós-Graduação em Letras e Linguística da FL/UFG.  É coordenador do grupo de estudos Discurso e Ensino (DISCENS). É coordenador da pesquisa interinstitucional Leitura e escrita: urgências de ensino. Atua principalmente nos seguintes temas: Análise do Discurso, Leitura, Escrita, Formação de Professores e Formação de Leitores. E-mail: apotenciano@uol.com.br

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Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Dossiê Estudos de Linguagem e Interculturalidade