FLIPPED LEARNING (APRENDIZAGEM INVERTIDA): CONCEITOS, CARACTERÍSTICAS E POSSIBILIDADES
Palavras-chave:
Aprendizagem Invertida, Prática Pedagógica, Educação e TecnologiasResumo
Promover uma educação de qualidade e significativa tem sido um dos grandes desafios atuais. Em oposição ao modelo tradicional de ensino, propostas vêm surgindo com o intuito de apresentar novas mudanças e sugestões. Dentre elas, o Flipped Learning - FL, ou Aprendizagem Invertida, vem emergindo como uma abordagem com possibilidades de trazer alternativas para o processo de ensino-aprendizagem de forma a romper com a tão questionada escola tradicional. Este artigo tem como objetivo discorrer sobre o FL, seus conceitos, características e possibilidades no contexto educacional. Para isso, optou-se por uma pesquisa bibliográfica principalmente com base nas publicações de Jonathan Bergmann e Aaron Sams (2012; 2014), Robert Talbert (2017), The Flippled Learning Network – FLN (2014) e Lage, Platt e Treglia (2000). Para abordar os conceitos sobre o FL, buscou-se partir do modelo de escola tradicional comum nos dias atuais, passando pelo conceito inicial de Flipped Classroom, ou Sala de Aula Invertida e concluindo ao compreender e refletir sobre as características e possibilidades do FL. Percebe-se que a inversão da aprendizagem em conjunto com o uso de tecnologias, metodologias ativas e o professor atuando como um guia no processo podem levar a uma prática pedagógica que seja mais significativa e desenvolva conceitos mais profundos com os alunos. Por se tratar de um conceito ainda recente e em construção, novas pesquisas se fazem relevantes no intuito de se investigar sua implementação, abordando suas potencialidades, desafios e dificuldades no processo de ensino aprendizagem, principalmente no que diz respeito ao contexto educacional brasileiro.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.