FLIPPED LEARNING (APRENDIZAGEM INVERTIDA): CONCEITOS, CARACTERÍSTICAS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Achilles Alves de Oliveira Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias - Universidade Estadual de Goiás - PPG-IELT/UEG http://orcid.org/0000-0001-7478-0810
  • Yara Fonseca de Oliveira e Silva Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás - PPGIELT/UEG http://orcid.org/0000-0001-5725-478X

Palavras-chave:

Aprendizagem Invertida, Prática Pedagógica, Educação e Tecnologias

Resumo

Promover uma educação de qualidade e significativa tem sido um dos grandes desafios atuais. Em oposição ao modelo tradicional de ensino, propostas vêm surgindo com o intuito de apresentar novas mudanças e sugestões. Dentre elas, o Flipped Learning - FL, ou Aprendizagem Invertida, vem emergindo como uma abordagem com possibilidades de trazer alternativas para o processo de ensino-aprendizagem de forma a romper com a tão questionada escola tradicional. Este artigo tem como objetivo discorrer sobre o FL, seus conceitos, características e possibilidades no contexto educacional. Para isso, optou-se por uma pesquisa bibliográfica principalmente com base nas publicações de Jonathan Bergmann e Aaron Sams (2012; 2014), Robert Talbert (2017), The Flippled Learning Network – FLN (2014) e Lage, Platt e Treglia (2000). Para abordar os conceitos sobre o FL, buscou-se partir do modelo de escola tradicional comum nos dias atuais, passando pelo conceito inicial de Flipped Classroom, ou Sala de Aula Invertida e concluindo ao compreender e refletir sobre as características e possibilidades do FL. Percebe-se que a inversão da aprendizagem em conjunto com o uso de tecnologias, metodologias ativas e o professor atuando como um guia no processo podem levar a uma prática pedagógica que seja mais significativa e desenvolva conceitos mais profundos com os alunos.   Por se tratar de um conceito ainda recente e em construção, novas pesquisas se fazem relevantes no intuito de se investigar sua implementação, abordando suas potencialidades, desafios e dificuldades no processo de ensino aprendizagem, principalmente no que diz respeito ao contexto educacional brasileiro.

Biografia do Autor

  • Achilles Alves de Oliveira, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias - Universidade Estadual de Goiás - PPG-IELT/UEG
    Licenciado em Educação Física pela Universidade de Brasília - UnB, cursou Community Sports Leadership em período sanduíche no Dundalk Institute of Technology - DkIT (Irlanda) como bolsista da CAPES pelo programa Ciências sem Fronteiras. É especialista em Educação e Tecnologias: Design Instrucional (Projeto e Desenho Pedagógico) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e atualmente é mestrando pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás - PPG-IELT/UEG. Tem experiência na área da Educação e Educação Física Escolar e pesquisa sobre:  formação de professores, aprendizagem invertida, diversidade, educação e tecnologias.
  • Yara Fonseca de Oliveira e Silva, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás - PPGIELT/UEG
    Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ/PPED/UEG, 2014) e Pós-doutora na Faculdade de Letras da Universidade do Porto-Portugal. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (FE/UFG, 2005). Especialista em Psicopedagogia (ULBRA/RS, 1998) e em Avaliação Institucional (UEG/GO, 2005). Graduada em Pedagogia (PUC-GO, 1988).Atua como professora titular da Universidade Estadual de Goiás - UEG, Campus Aparecida de Goiânia e docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) da UEG. Experiência na área de Educação e pesquisadora dos temas: educação superior, políticas públicas, políticas educacionais, formação de professores, economia da inovação e diversidade.

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Publicado

2018-09-04

Edição

Seção

Dossiê Multiletramentos, Tecnologias e Educação a distância