PRÁTICAS DE LINGUAGEM EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL BILÍNGUE: UM OLHAR COM AS LENTES DA TRANSLINGUAGEM

Autores

  • Valéria Rosa da Silva Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Este estudo tem como pano de fundo a noção de superdiversidade, conceito importante para uma melhor compreensão da complexa realidade linguística contemporânea. Considerando as implicações desse conceito para o campo de ensino de línguas, este trabalho parte de uma orientação translíngue e tem por objetivo discutir as práticas comunicativas reais de uma sala de aula da Educação Infantil de uma escola bilíngue (português e inglês) da rede particular do estado de Goiás. Além disso, este estudo busca compreender as concepções de “língua” e de “bilinguismo” que subjazem à política linguística da escola e às práticas discursivas dos/as participantes. O material empírico é um recorte de uma pesquisa mais ampla, de cunho etnográfico, realizada ao longo dos anos de 2009 e 2010. A proposta, aqui, é olhar de outro modo para as práticas de linguagem daquele contexto por meio de novas lentes que ampliem o escopo de visão e que possibilitem uma melhor compreensão da realidade. Os resultados sugerem que, apesar da forte orientação monologizante das políticas institucionais, nas práticas comunicativas reais de sala de aula, as misturas linguísticas são legitimadas, visando à construção de sentidos e mostrando-se mais sensíveis à (super)diversidade da realidade atual.

Palavras-chave: Superdiversidade. Translinguagem. Educação infantil bilíngue.

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Publicado

2018-02-19

Edição

Seção

Dossiê Ensino e Formação de professores de Línguas Estrangeiras para Crianças