OS DESAFIOS TECNOLÓGICOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL I PÚBLICO
Palavras-chave:
Ensino de Inglês para crianças. Formação de professores. Tecnologias digitais.Resumo
Este artigo, desdobramento de uma pesquisa de doutorado sobre a formação de professores de Inglês para crianças, trata da falta de recursos tecnológicos nas escolas públicas, bem como de formação para que os professores utilizem as novas tecnologias em sala de aula. Considerando que as crianças já nascem em um contexto de efervescência tecnológica e que a utilização das novas tecnologias pode enriquecer as práticas pedagógicas (RAMOS, 2007) buscou-se investigar a disponibilidade e uso de tecnologias digitais para o ensino de Língua Inglesa para crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental nas escolas públicas de um município do interior de São Paulo. Especificamente, procurou-se identificar: a) quais recursos são disponibilizados pelas escolas; b) com que frequência esses recursos são utilizados pelos professores; c) se os professores receberam alguma formação para utilizar as tecnologias digitais em sala de aula; d) se os professores se sentem preparados para utilizar os recursos tecnológicos com os alunos; e e) analisar a disponibilidade e o uso de tecnologias digitais para o ensino de Língua Inglesa. Optou-se pela pesquisa qualitativa, estudo exploratório, utilizando como técnicas o questionário e a análise de conteúdo. Participaram da pesquisa 8 professores de Inglês que atuam no Ensino Fundamental I da rede municipal. Os dados mostram que, mesmo as poucas tecnologias oferecidas não são muito utilizadas pelos professores, que optam com maior frequência pelo uso de lousa, giz, atividades xerocadas e jogos. Além disso, a maioria dos professores, apesar de não ter recebido formação específica, sente-se preparada para utilizar as novas tecnologias em sala de aula.
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