O CURRÍCULO ADAPTADO: (RE)PENSANDO O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA APRENDIZES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS A PARTIR DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Autores

  • Juliana Reichert Assunção Tonelli Universidade Estadual de Londrina
  • Eduardo Pimentel Rocha Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).
  • Otto Henrique Silva Ferreira Universidade Estadual de Londrina
  • Thays Regina Ribeiro de Oliveira SEED-PR; Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Ensino de línguas estrangeiras. Currículo adaptado. Sequência didática. Necessidades educacionais especiais

Resumo

Este artigo objetiva (re)pensar o ensino de línguas estrangeiras (LE) para aprendizes com necessidades educacionais especiais (NEE). Mais especificamente, discorre-se aqui sobre como o dispositivo sequência didática (SD), assim como proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), pode ser utilizado como uma proposta de currículo adaptado para o ensino de LE a indivíduos com NEE. Para tanto, trazemos uma discussão teórica sobre NEE, currículo adaptado e SD para sugerirmos o uso de tal dispositivo como proposta de currículo adaptado para alunos com NEE como uma possível saída para viabilizar o ensino de LE para a aprendizes com NEE.

Biografia do Autor

  • Juliana Reichert Assunção Tonelli, Universidade Estadual de Londrina
    Mestre e doutora em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Realizou estudos de pós-doutoramento junto à Universidade de Genebra (UNIGE). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina, onde atua no programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) e no Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas (MEPLEM).
  • Eduardo Pimentel Rocha, Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).
    Mestre em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação strictu senso em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente, desenvolve pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação strictu senso em Fonoaudiologia (Processos e Distúrbios da Comunicação) da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).
  • Otto Henrique Silva Ferreira, Universidade Estadual de Londrina

    Graduado em Letras-Inglês pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente atua como professor de inglês em uma escola da rede de ensino privado na cidade de Londrina.

  • Thays Regina Ribeiro de Oliveira, SEED-PR; Universidade Estadual de Londrina

    Mestranda no Programa de Mestrado em Línguas Estrangeiras Modernas (MEPLEM) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora de língua espanhola e inglesa em colégio de rede particular de ensino há 20 anos. Professora de língua espanhola atuante no CELEM do Quadro Próprio de Magistério da Secretaria de Estado de Educação desde 2015.

Downloads

Publicado

2017-06-13