INCLUSÃO ESCOLAR: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)

Autores

  • Marlene Barbosa de Freitas Reis Universidade Estadual de Goiás
  • Thiffanne Pereira dos Santos Seduce/Go - Secretaria Estadual de Educação de Goiás
  • Brenda Fonseca de Oliveira SME/Goiânia - Rede Municipal de Educação de Goiânia
  • Amanda Rodrigues Tavares Acadêmica do quinto período do curso de Pedagogia da UEG, Campus Inhumas. Bolsista BIC/UEG.
  • Byanca Teles da Silva Acadêmica do quinto período do curso de Pedagogia da UEG, Campus Inhumas. Bolsista PIBIC/CNPq.
  • Dayane Ribeiro Campos Acadêmica do terceiro período do curso de Pedagogia da UEG, Campus Inhumas. Bolsista BIC/UEG.
  • Talita Serravalli Lanzoni Acadêmica do quinto período do curso de Pedagogia da UEG, Campus Inhumas, Bolsista VIC/UEG.

Palavras-chave:

Inclusão escolar. Formação de Professores. Atendimento Educacional Especializado.

Resumo

Este texto é resultado de um estudo que vincula-se ao projeto de pesquisa “Os reflexos das políticas de diversidade e inclusão social na rede regular do ensino fundamental”, que encontra-se em desenvolvimento na Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Inhumas. Trata-se de uma reflexão sobre as políticas públicas na e para diversidade, na perspectiva de verificar como ocorre a inclusão na rede regular do ensino público.  Para tanto, apresenta-se um breve contexto histórico sobre inclusão; a importância da escola; o papel do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e do professor neste contexto. A pesquisa adota os critérios da abordagem qualitativa e tem como fundamento teórico autores como Mantoan (2003), Reis (2006), Lima (2006), Delou (2009), Glat e Blanco (2009), dentre outros. Como resultado desta reflexão fica evidente que se têm realizado progressos na busca pela efetivação da inclusão escolar. No entanto, ainda é preciso ampliar os esforços para que as políticas públicas, de fato, sejam colocadas em prática colaborando para a implementação desse modelo de educação.

Biografia do Autor

  • Marlene Barbosa de Freitas Reis, Universidade Estadual de Goiás

    Docente permanente do Programa de Pós Graduação em Educação, Linguagem e Tecnologias e docente do curso de Pedagogia da UEG, Câmpus Inhumas.

    Interdisciplinaridade; educação

  • Thiffanne Pereira dos Santos, Seduce/Go - Secretaria Estadual de Educação de Goiás

    Aluna Regular do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação Linguagens e Tecnologias. Bolsista FAPEG. Professora da Secretaria Estadual de Educação de Goiás

  • Brenda Fonseca de Oliveira, SME/Goiânia - Rede Municipal de Educação de Goiânia
    Aluna Regular do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação Linguagens e Tecnologias - PPG/IELT/UEG. Bolsista FAPEG. Professora da Rede Municipal de Educação de Goiânia.
  • Amanda Rodrigues Tavares, Acadêmica do quinto período do curso de Pedagogia da UEG, Campus Inhumas. Bolsista BIC/UEG.
    Acadêmica do quinto período do curso de Pedagogia da UEG, Campus Inhumas. Bolsista BIC/UEG.
  • Byanca Teles da Silva, Acadêmica do quinto período do curso de Pedagogia da UEG, Campus Inhumas. Bolsista PIBIC/CNPq.

    Acadêmica do quinto período do curso de Pedagogia da UEG, Campus Inhumas, Bolsista PIBIC/CNPq. 

  • Dayane Ribeiro Campos, Acadêmica do terceiro período do curso de Pedagogia da UEG, Campus Inhumas. Bolsista BIC/UEG.
    Acadêmica do quinto período do curso de Pedagogia da UEG, Campus Inhumas. Bolsista BIC/UEG.
  • Talita Serravalli Lanzoni, Acadêmica do quinto período do curso de Pedagogia da UEG, Campus Inhumas, Bolsista VIC/UEG.
    Acadêmica do quinto período do curso de Pedagogia da UEG, Campus Inhumas, Bolsista VIC/UEG.

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Publicado

2017-06-13