DADADE, REPRESENTAÇÃO DA FIGURA DO BOBO NO ROMANCE INTIMISTA A MENINA MORTA, DE CORNÉLIO PENNA - DADADE, REPRESENTATION OF THE ROLE OF FOOLS IN THE INTIMIST NOVEL A MENINA MORTA, BY CORNÉLIO PENNA
Palavras-chave:
Palavras-chave, Romance Intimista Brasileiro. Dadade. Público. Privado.Bobo. - Keywords, Brazilian Intimist Novel. Dadade. Public. Private. Fool.Resumo
Resumo: No primeiro momento deste trabalho, pretende-se fazer um esboçodo Romance Intimista Brasileiro e as possíveis razões para o mesmo ser considerado um gênero menor, ao lado do Romance Social de 30; bem como as contradições que levaram a crítica a colocá-lo em segundo plano. Só apósisso, analisar-se-á Dadade, personagem do romance A menina morta, de Cornélio Penna, figura que expõe o público e o privado por meio de suas histórias retiradas do folclore. Portanto, cabe examinar Dadade e sua configuração na obra corneliana, bem como uma aproximação com a figurado bobo medieval.
Palavras-chave: Romance Intimista Brasileiro. Dadade. Público. Privado.Bobo.
Abstract: In this paper, at the first moment, we intend to make up aBrazilian Intimist Novel framework and the possible reasons for this kind ofnovel is considered a lower gender, besides the Brazilian Social Novel of1930s; as well as the /¹critic/ ²drawback/ points that have made Theoreticiansconsider this novel in a secondary level. Just after that, we will analyze“Dadade”, a character of the novel A menina morta, by Cornélio Penna. Thischaracter is the main figure that shows the public and private aspects throughher stories taken from the Folklore. In sum, we will examine “Dadade” andher configuration, as well as her approximation with the Middle Age Foolfigure.
Keywords: Brazilian Intimist Novel. Dadade. Public. Private. Fool.
Downloads
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.