LITERATURA EM SALA DE AULA: UMA AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO - LITERATURE IN THE CLASSROOM: A TEACHING PROCESS EVALUATION

  • Melina Cristina Costa Prado Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
  • Enes Carvalho Freire Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
  • Kellen Millene Camargos Resende Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
Palavras-chave: Palavras-chave, Literatura. Leitura. Aluno. professor. - Keywords, Literature. Reading. Student. Teacher.

Resumo

Resumo: Este trabalho objetivou analisar o modo como o ensino deLiteratura é aplicado nas escolas da rede pública em diferentes turmas do Ensino Fundamental e Médio. Buscou-se observar se a literatura é trabalhada como pretexto para o ensino de gramática, preenchimento de fichas deleitura, ou para a formação efetiva de leitores. Os resultados desta pesquisa trazem consigo análises de dados mediante o método comparativo, comenfoque qualitativo e quantitativo. Os resultados podem auxiliar professore se alunos a desenvolverem uma concepção consciente da importância do estudo literário, mediante esta breve reflexão bibliográfica e observação darealidade em sala de aula.

Palavras-chave: Literatura. Leitura. Aluno. professor.

Abstract: This paper aims to analyse the way Literature has been taught inpublich schools, in different groups of Junior and High School. This researchintends to observe if literature has been taught as a means of grammarteaching and ‘filling up book reports’ or a means of effectively developingreaders. The results of this research were made up by a data analysis withinthe comparative method, in a qualitative and quantitative approach. Theseresults can aid teachers and students to develop an awareness towards theimportance of literature study, through this brief theoretical reflection andclassroom environment observation.

Keywords: Literature. Reading. Student. Teacher.

Biografia do Autor

Melina Cristina Costa Prado, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
Bolsista PVIC. Aluna de graduação em Letras Português/Inglês na UEG – UnU-Inhumas.
Enes Carvalho Freire, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
Pesquisadora voluntária. Aluna egressa de Letras Português/Inglês na UEG – UnU-Inhumas.
Kellen Millene Camargos Resende, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
Coordenadora-líder da pesquisa. Doutoranda em Estudos Literários pela UFG. Professora de EstágioSupervisionado em Língua Portuguesa e Literatura na Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Inhumas.
Publicado
2014-08-25
Seção
Tema livre