A RELAÇÃO ENTRE LEITURA E ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA NA PERSPECTIVA DA SURDEZ - THE RELATION BETWEEN READING AND WRITING IN PORTUGUESE ON THE PERSPECTIVE OF DEAFNESS

  • Karime Chaibue Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
Palavras-chave: Palavras-chave, Língua de Sinais. Língua Portuguesa. Leitura. Escrita. - Keywords, Sign Language. Portuguese Language. Reading. Writing.

Resumo

Resumo: O hemisfério esquerdo do cérebro é o responsável pelas funções dalinguagem, apresentando às línguas de sinais e às línguas orais organizações cerebrais semelhantes. Além do uso do hemisfério esquerdo na língua desinais, ocorre o uso do hemisfério direito devido a sua modalidade viso-espacial. O surdo possui uma acuidade visual mais aguçada do que a do ouvinte, por esta razão ele está mais bem preparado para adquirir naturalmente a língua de sinais. Dessa forma, torna-se evidente a dificuldade da elaboração da escrita do surdo em Língua Portuguesa, pois além de ser a sua segunda língua, com modalidade diferente da sua língua natural, ele é impossibilitado de receber estímulos sonoros devido a sua condição sensorial. Tal fato torna indispensável a apresentação da língua portuguesa na modalidade escrita, para a acessibilidade visual do surdo, promovendo efacilitando o acesso à escrita.

Palavras-chave: Língua de Sinais. Língua Portuguesa. Leitura. Escrita.

Abstract: The left hemisphere is responsible for the functions of language,giving the sign languages and oral languages brain similar organizations.Besides the use of the left hemisphere in sign language, there is the use ofthe right hemisphere due to their visual-spatial modality.Deaf people have a better eyesight perception, for this reason they are betterprepared to acquire the sign language naturally. On the other hand, there’s agreat difficulty in preparing deaf people to write in Portuguese, because it istheir second language, different in modality when compared to their naturallanguage, and they are unable to receive sound stimuli due to their sensorialcondition. Such fact makes it essential presenting the Portuguese language inthe written form for visual accessibility of the deaf, promoting andfacilitating their access to writing.

Keywords: Sign Language. Portuguese Language. Reading. Writing.

Biografia do Autor

Karime Chaibue, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
Especialista em Educação Infantil e Especial pela Universidade Cândido Mendes. Graduada em Pedagogia pelaUniversidade Católica de Goiás, Graduanda em Letras Libras Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Aluna do Curso de Especialização em Libras pela Faculdade Padrão, Professora efetiva da RedeEstadual de Educação de Goiás, com lotação no CAS-GO.
Seção
Tema livre