O PAPEL DAS RECOMPENSAS COMO ESTRATÉGIA MOTIVACIONAL EM SALA DE AULA DE INGLÊS - THE ROLE OF REWARDS AS A MOTIVATIONAL STRATEGY IN THE ENGLISH CLASSROOM

  • Tânitha Gléria de Medeiros Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
  • Carla Janaína Figueredo Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
Palavras-chave: Palavras-chave, Motivação. Estratégias motivacionais. Recompensas.Suborno. - Keywords, Motivation. Motivational strategies. Rewards. Bribery.

Resumo

Resumo: Esta pesquisa apresenta como objetivo geral identificar se asrecompensas representam um recurso positivo ou negativo para seremusadas em sala de aula, com cinco pré-adolescentes aprendizes de Língua Inglesa. Como objetivo específico, esperamos compreender a influência das recompensas, como estratégia motivacional, no processo de aquisição de L2. À luz da literatura da área, esta pesquisa se concentra, em sua maior parte,nos estudos de Gardner (1985, 1988, 1999). Sob o ponto de vista metodológico, este estudo apóia-se na investigação qualitativa para a coleta eanálise dos dados, e tem como instrumento de análise o questionário. Os resultados nos revelam que os sujeitos se mostram indiferentes às recompensas, uma vez que a participação dos sujeitos nas atividades propostas é espontânea, demonstrando, assim, uma motivação intrínseca, em sua maioria. Contudo, o papel das recompensas não é negativo, pois não apresenta danos ou prejuízos na sua ausência.

Palavras-chave: Motivação. Estratégias motivacionais. Recompensas.Suborno.

Abstract: The general objective of this research is to identify if the rewardsrepresent a positive or a negative resource to be used in the classroom, withfive pre-adolescents learners of English Language (L2). As a specificobjective, we hope to understand the influence of rewards as motivationalstrategy in the process of acquisition of L2. Great part of this study is basedon the approach proposed by Gardner (1985, 1988, 1999). This study hasalso adopted the proposals of the qualitative investigation to collect andanalyze the data and it has as its instrument the questionnaire. The resultspoint out that these specific learners are indifferent before rewards sincetheir participation in the requested activities is spontaneous, which revealsthat their motivation is intrinsic. Besides that, the role of rewards is notnegative because it did not present damages in its absence.

Keywords: Motivation. Motivational strategies. Rewards. Bribery.

Biografia do Autor

Tânitha Gléria de Medeiros, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
Mestranda em Estudos Lingüísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Professora deLíngua Inglesa do Serviço Social do Comércio, Goiânia-GO.
Carla Janaína Figueredo, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
Doutra em Letras pela UFG. Professora efetiva da Área de Inglês da Faculdade de Letras da UniversidadeFederal de Goiás.
Seção
Tema livre