EMÍLIA NO PAÍS DA GRAMÁTICA: POR UM ENSINO DE LÍNGUAS SEM PEDRAS - NO CAMINHO EMÍLIA NO PAÍS DA GRAMÁTICA: FOR A LANGUAGE TEACHING WITHOUT STONES IN THE WAY

  • Rita Rodrigues de Souza Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
Palavras-chave: Palavras-chave, Ensino de línguas. Gramática. Pragmática. Leitura. - Keywords, Language teaching. Grammar. Pragmatics. Reading.

Resumo

Resumo: Este artigo objetiva realizar uma reflexão acerca da importânciados conhecimentos linguísticos e pragmáticos no ensino de línguas. Parteseda leitura do livro Emília no país da Gramática, Monteiro Lobato (1992)e da fundamentação teórica sobre o ensino de Gramática versusPragmática.

Palavras-chave: Ensino de línguas. Gramática. Pragmática. Leitura.

Abstract: This article aims to make a reflection on the linguistic andpragmatical knowledge in language teaching. It is based on MonteiroLobato’s (1992) book Emília no país da gramática and on the theoreticalfundamentations about the teaching of Grammar versus Pragmatics.

Keywords: Language teaching. Grammar. Pragmatics. Reading.

Biografia do Autor

Rita Rodrigues de Souza, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
Mestre em Letras/Linguística pela UFG. Professora de Língua Portuguesa e Espanhola no Colégio EstadualAry Ribeiro Valadão Filho, em Inhumas-GO. 
Seção
Tema livre