ANÁLISE DO VÍDEO COMO RECURSO TECNOLÓGICO EDUCACIONAL - ANALYSES OF VIDEO AS A TECHNOLOGICAL RESOURCE EDUCATIONAL

  • Helena Célia de Souza Sacerdote Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
Palavras-chave: Palavras-chave, Educação. Vídeo. Tecnologias da Informação eComunicação. - Keywords, Education. Video, Information Technology Communication.

Resumo

Resumo: O presente texto tem como objetivo analisar o potencial pedagógico do vídeo como recurso tecnológico educacional. Pretende-se enfatizar o papel das tecnologias no auxílio do processo ensinoaprendizagem,especificamente o vídeo, explorando as várias dimensões em que esta mídia pode alcançar. A análise foi realizada com base em umepisódio da TV Escola: O Brasil Império na TV - Episódio: A corte desembarca na colônia. A TV Escola é um canal do Ministério da Educação,voltado para a educação. O vídeo da TV Escola, objeto desta análise, mostrao quanto essa mídia pode ser eficiente na educação, ao desenvolver a percepção artística e cultural por meio de suas características próprias, que utiliza imagens, textos, sons, movimentos e cores.

Palavras-chave: Educação. Vídeo. Tecnologias da Informação eComunicação.

Abstract: This paper analyses the pedagogical potential of video as atechnological resource educational. It is intended, to emphasize the paper ofthe technologies in the aid of the process teach-learning, specifically thevideo, exploring some dimensions where this media can reach. The analysiswas based on the episode “The court disembarks in the colony” of thetelevision show “School TV: The Brazilian empire on TV.” School TV is aTV channel associated with the Ministry of Education of Brazil, withprogramming directed towards education. The episode studied shows theefficiency of TV based education, which by means of the media’scharacteristics, the use of images, text, sound, movement and color, candevelop the artistic and cultural perceptions of its audience.

Keywords: Education. Video, Information Technology Communication.

Biografia do Autor

Helena Célia de Souza Sacerdote, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
Especialista em Educação a Distância (SENAC/DF, 2009), especialista em Gestão da Comunicação eMarketing Institucionais (UCB/RJ, 2008), e graduada em Processamento de Dados (UniSal). Analista deSistemas no UniCEUB/DF e tutora na modalidade a distância em cursos de licenciatura na UnB/DF. 
Seção
Tema livre