O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR - THE PROCESS OF IDENTITY BUILDING OF THE TEACHER

  • Luciane Guimarães de Paula Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás
Palavras-chave: Palavras-chave, Identidade profissional. Formação de professores. Ensino eaprendizagem de línguas. - Doutoranda em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Goiás.Keywords, Professional identity. Teacher education. Language teaching andlearning.

Resumo

Resumo: O presente artigo tem por objetivo discutir a relação entre aconstrução da identidade profissional do professor e a sua prática em sala de aula. Vários autores como Almeida Filho (1992), Paiva (1997), Celani(2001) e Gimenez (2005) vêm investigando a formação dos professores delíngua inglesa no país. Segundo esses autores, o professorado, de modo geral, não se encontra devidamente preparado em termos lingüísticos e/oupedagógicos para assumirem as disciplinas que têm nas escolas, tantomunicipais quanto da rede estadual. Essa realidade, sem dúvida, desprestigiatanto a imagem do professor de inglês na sociedade quanto sua identidadeprofissional, que também aprende a não valorizar a sua formação e a suaprópria profissão. Com base nessa situação, o presente trabalho discute aquestão da identidade cultural e profissional do professor de línguas, dentrode uma realidade pouco favorável para seu desenvolvimento.

Palavras-chave: Identidade profissional. Formação de professores. Ensino eaprendizagem de línguas.

Abstract: This article aims to discuss the relationship between theconstruction of a Professional identity of the teacher and his/her teachingpractice in the classroom. Many authors such as Almeida Filho (1992), Paiva(1997), Celani (2001) and Gimenez (2005) have been investigating Englishteaching education in the country. According to these authors, the majorityof the teachers are not well prepared in linguistic and/or pedagogical termsin order to undertake the positions they have in state and county schools.This reality, doubtless, diminishes both the English teacher’s image insociety as well as his professional identity. This professional also learns toundervalue his/her education and profession. Based on this situation, thisstudy discusses the cultural and professional identity of the teacher in anunfavorable context for his/her development.

Keywords: Professional identity. Teacher education. Language teaching andlearning.

Biografia do Autor

Luciane Guimarães de Paula, Câmpus Inhumas - Universidade Estadual de Goiás

Doutoranda em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Goiás. Professora da Universidade Estadualde Goiás (Morrinhos).

Seção
Tema livre