O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR - THE PROCESS OF IDENTITY BUILDING OF THE TEACHER
Resumo
Resumo: O presente artigo tem por objetivo discutir a relação entre aconstrução da identidade profissional do professor e a sua prática em sala de aula. Vários autores como Almeida Filho (1992), Paiva (1997), Celani(2001) e Gimenez (2005) vêm investigando a formação dos professores delíngua inglesa no país. Segundo esses autores, o professorado, de modo geral, não se encontra devidamente preparado em termos lingüísticos e/oupedagógicos para assumirem as disciplinas que têm nas escolas, tantomunicipais quanto da rede estadual. Essa realidade, sem dúvida, desprestigiatanto a imagem do professor de inglês na sociedade quanto sua identidadeprofissional, que também aprende a não valorizar a sua formação e a suaprópria profissão. Com base nessa situação, o presente trabalho discute aquestão da identidade cultural e profissional do professor de línguas, dentrode uma realidade pouco favorável para seu desenvolvimento.
Palavras-chave: Identidade profissional. Formação de professores. Ensino eaprendizagem de línguas.
Abstract: This article aims to discuss the relationship between theconstruction of a Professional identity of the teacher and his/her teachingpractice in the classroom. Many authors such as Almeida Filho (1992), Paiva(1997), Celani (2001) and Gimenez (2005) have been investigating Englishteaching education in the country. According to these authors, the majorityof the teachers are not well prepared in linguistic and/or pedagogical termsin order to undertake the positions they have in state and county schools.This reality, doubtless, diminishes both the English teacher’s image insociety as well as his professional identity. This professional also learns toundervalue his/her education and profession. Based on this situation, thisstudy discusses the cultural and professional identity of the teacher in anunfavorable context for his/her development.
Keywords: Professional identity. Teacher education. Language teaching andlearning.
Copyright (c) 2014 REVELLI - Revista de Educação, Linguagem e Literatura (ISSN 1984-6576)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.