CONCEPÇÃO DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL E NO MÉXICO A PARTIR DO USO DA TÉCNICA DELPHI: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS
Palavras-chave:
Qualidade. Educação a distância. Congruências. Divergências. Técnica Delphi.Resumo
A Educação a Distância tem sido objeto de crescente debate no meio acadêmico, especialmente no que diz respeito à sua qualidade. Na expectativa de uma democratização da qualidade da educação a distância que avance na e para a construção da cidadania, este artigo tem como objetivo elucidar as congruências e divergências sobre qualidade da Educação a Distância a partir do conhecimento e de olhares perceptivos de especialistas em educação a distância do Brasil e México. O artigo é resultante de uma pesquisa desenvolvida entre os anos de 2023 e 2024, intitulada “Qualidade e Regulamentação no contexto da educação aberta, flexível ou a distância no Brasil e internacional”, a qual trata da concepção da Qualidade da Educação a Distância. Também tem como procedimento metodológico, a técnica Delphi, e como instrumento para coletar a percepção dos respondentes, o questionário on-line. Os resultados revelam um panorama em que coexistem desafios significativos e oportunidades de melhoria para uma educação a distância de qualidade e socialmente referenciada. A tensão entre a aplicação de critérios desenhados para a educação presencial e as necessidades específicas da modalidade a distância mostra a importância da adoção de uma abordagem contextualizada, capaz de responder às particularidades deste modelo educacional e de políticas educacionais que promovam uma formação cidadã e crítica, distanciando das abordagens mercadológicas ainda muito presente em muitas instituições de ensino.
Referências
DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de; SANTOS, Catarina de Almeida. A qualidade da educação: conceitos e definições. Brasília, DF: INEP, 2007. Disponível em: <https://td.inep.gov.br/ojs3/index.php/td/article/view/3848/3539>. Acesso em: 16 mar. 2025.
DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cad. Cedes, Campinas, SP, v. 29, n. 78, p. 201-215, 2009.
ESPINOSA de la Rosa, Graciela Eugenia; GARCÍA Quezada, María Félix. México: Interpretación técnica Delphi en la modalidad EaD. In: LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; FONSECA, María Aparecida; MORALES Gámez, Maria José; BORGES de Deus, Karen Brina; Técnica Delphi em educação a distância: especificidades e globalidades da qualidade na modalidade [Ebook]. (Projeto de Pesquisa Rede EaD) Goiânia: Cegraf UFG. 2024. p. 55-70. Disponível em: <https://portaldelivros.ufg.br/index.php/cegrafufg/catalog/book/563>. Acesso em: 07 abr. 2025.
FERREIRA, Marcello; RAMOS, Wilsa Maria; VELOSO, Braian Garrito. QUALIDADE NA EAD NA PERSPECTIVA ECOSSISTÊMICA. Educação & Sociedade, v. 45, p. e284729, 2024.
FONSECA, Maria Aparecida.; LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Conectando saberes - a evolução da rede de pesquisa educação a distância. EmRede - Revista de Educação a Distância, [S. l.], v. 10, 2023. DOI: 10.53628/em rede.v10i.934. Disponível em: <https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/934>. Acesso em: 30 mar. 2025.
LÉLIS, L. S. C.; HORA, D. L. da. Implicações da política de avaliação na produção da qualidade educacional. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–18, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15537.209209225813.0525. Disponível em: <https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15537>. Acesso em: 18 abr. 2025.
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; Qualidade, E-Cidadania e Educação a Distância: Uma Relação Possível, In: LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Educação com uso de tecnologias: conceitos e perspectivas [Ebook]. Goiânia: Cegraf UFG. 2023. P. 14-27. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2025.
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; Entre Técnica e Método: O Delphi em perspectiva. In: LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; FONSECA, María Aparecida; MORALES Gámez, Maria José; BORGES de Deus, Karen Brina; Técnica Delphi em educação a distância: especificidades e globalidades da qualidade na modalidade [Ebook]. (Projeto de Pesquisa Rede EaD) Goiânia: Cegraf UFG. 2024. p. 12-22. Disponível em: <https://portaldelivros.ufg.br/index.php/cegrafufg/catalog/book/56> . Acesso em: 07 abril 2025.
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; MORALES Gámez, María José; Referencial de calidad socialmente referenciado para cursos de educación superior a distancia [Ebook]. (Projeto de Pesquisa Rede EaD) Goiânia: Cegraf UFG. 2025. Disponível em: <https://portaldelivros.ufg.br/index.php/cegrafufg/catalog/book/674>.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
RAMIREZ, M. A.; RAMIREZ, T. Z. El método DELPHI como herramienta de investigación. Una revisión. LATAM Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales y Humanidades, v. 5(1), p. 3368-3383. DOI: https://doi.org/10.56712/latam.v5i1.1842. 2024.
ROZADOS, H. B. F. O uso da técnica Delphi como alternativa metodológica para a área da Ciência da Informação. Revista Em Questão, v. 21, n. 3, 2015. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/download/58422/36043>. Acesso em: 30 mar. 2025.
SILVA. Bianca Santos Bento; SILVA. Gislene Magali da, BERNHARD. Gustavo Galdino Rodrigues, NUNES. Suzana Gilioli da Costa. A qualidade na Educação a Distância: Percepções na Região Norte a partir do uso da Técnica Delphi. In: LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; FONSECA, María Aparecida; MORALES Gámez, Maria José; BORGES de Deus, Karen Brina; Técnica Delphi em educação a distância: especificidades e globalidades da qualidade na modalidade. [Ebook]. (Projeto de Pesquisa Rede EaD) Goiânia: Cegraf UFG. 2024. p..55-70. Disponível em: <https://portaldelivros.ufg.br/index.php/cegrafufg/catalog/book/563>. Acesso em: 10 mar. 2025
SILVA, Maria Abádia da. Qualidade social da educação pública: algumas aproximações. Cad. Cedes, Campinas, SP, v. 29, n. 78. p. 216-226, agosto de 2009. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ccedes/a/9dskHZ5yhjhYbXfGNNvm4VK/?lang=pt>. Acesso em: 16 mar. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.