CONSIDERAÇÕES SOBRE A DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Metodologia, Pesquisa, Ineficácia, Pós-Graduação.Resumo
Neste artigo refletimos sobre a finalidade da disciplina de metodologia da pesquisa para cursos de pós-graduação na área da educação. Afirmamos que ela, e por decorrência a pesquisa que ela ensina a desenvolver, pressupõe um caminho a ser percorrido, mas, não sem antes, reconhecer o ponto de partida, o qual qualificamos por contexto e bases teóricas. Pressupondo que é impossível ao professor da referida disciplina ter conhecimentos epistemológicos dos múltiplos projetos de seus alunos, afirmamos que ela é inócua para cursos de pós-graduação em educação, sobretudo, considerando que ela não deve se reduz a ensinar técnicas de pesquisa – o que seria mais apropriada para alunos de cursos de graduação ou técnicos. Metodologicamente, buscamos o sentido da pesquisa na cultura ocidental, bem como da própria metodologia em seu sentido radical. Empiricamente recorremos a um hipotético tema para demonstrar a ineficácia da referida disciplina para cursos de pós-graduação na área da educação.
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