CONSIDERAÇÕES SOBRE A DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Metodologia, Pesquisa, Ineficácia, Pós-Graduação.

Resumo

Neste artigo refletimos sobre a finalidade da disciplina de metodologia da pesquisa para cursos de pós-graduação na área da educação. Afirmamos que ela, e por decorrência a pesquisa que ela ensina a desenvolver, pressupõe um caminho a ser percorrido, mas, não sem antes, reconhecer o ponto de partida, o qual qualificamos por contexto e bases teóricas. Pressupondo que é impossível ao professor da referida disciplina ter conhecimentos epistemológicos dos múltiplos projetos de seus alunos, afirmamos que ela é inócua para cursos de pós-graduação em educação, sobretudo, considerando que ela não deve se reduz a ensinar técnicas de pesquisa – o que seria mais apropriada para alunos de cursos de graduação ou técnicos. Metodologicamente, buscamos o sentido da pesquisa na cultura ocidental, bem como da própria metodologia em seu sentido radical. Empiricamente recorremos a um hipotético tema para demonstrar a ineficácia da referida disciplina para cursos de pós-graduação na área da educação.

Biografia do Autor

  • Ged Guimarães , Universidade Estadual de Goiás

    Instituição que está ligado: Universidade Estadual de Goiás.
    E-mail: ged.guimaraes@ueg.br.

    Minicurrículo: Dr. em Educação pela UFMG e Pós-Dr. em Filosofia e Educação pela Universidade do Minho em Braga - Portugal; Prof. do curso de Pedagogia da UEG - Programa de Pós-Graduação em Educação em Educação, Linguagem e Tecnologias - UEG-PPGIELT/ANÁPOLIS-GO.

  • Simone Barcelos , Universidade Estadual de Goiás

    Instituição que está ligada: Universidade Estadual de Goiás- Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE-UEG/Inhumas.
    E-mail: simone.barcelos@ueg.br.

    Minicurriculo: Profa. Dra. em Educação, Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás PPGE-UEG/Inhumas. Professora no curso de Pedagogia da UEG/Inhumas.

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Publicado

2024-12-23

Edição

Seção

DOSSIÊ “A PESQUISA EM EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE EPISTEMOLOGIA, MÉTODO E METODOLOGIA”