A COMPREENSÃO DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO A PARTIR DE KARL MARX E FRIEDRICH ENGELS E AS CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Marxismo. Educação. Materialismo histórico-dialético. Transformação social.Resumo
Este artigo explora as contribuições da obra Ideologia Alemã, de Karl Marx e Friedrich Engels, para o aprofundamento na compreensão do método materialista histórico-dialético, especialmente no contexto da pesquisa em educação. Partindo de uma análise detalhada de Feuerbach, a obra é examinada não apenas como uma crítica à ideologia vigente, mas também como um fundamento para um novo modo de entender a história e a sociedade. Utilizando uma abordagem hermenêutica, este estudo analisa textos secundários e interpretações críticas para contextualizar as ideias de Marx e de Engels, destacando a relevância dessas ideias para a pesquisa atual em educação. Os resultados indicam que o método de Marx oferece uma perspectiva crítica importante para a análise das estruturas sociais e educacionais, sugerindo novas possibilidades para a prática pedagógica e a para transformação social. Este artigo desafia as noções tradicionais de educação e propõe um novo olhar sobre a educação na sociedade, destacando sua capacidade de influenciar e ser influenciada pelas condições materiais e sociais.
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