A COMPREENSÃO DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO A PARTIR DE KARL MARX E FRIEDRICH ENGELS E AS CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Marxismo. Educação. Materialismo histórico-dialético. Transformação social.

Resumo

Este artigo explora as contribuições da obra Ideologia Alemã, de Karl Marx e Friedrich Engels, para o aprofundamento na compreensão do método materialista histórico-dialético, especialmente no contexto da pesquisa em educação. Partindo de uma análise detalhada de Feuerbach, a obra é examinada não apenas como uma crítica à ideologia vigente, mas também como um fundamento para um novo modo de entender a história e a sociedade. Utilizando uma abordagem hermenêutica, este estudo analisa textos secundários e interpretações críticas para contextualizar as ideias de Marx e de Engels, destacando a relevância dessas ideias para a pesquisa atual em educação. Os resultados indicam que o método de Marx oferece uma perspectiva crítica importante para a análise das estruturas sociais e educacionais, sugerindo novas possibilidades para a prática pedagógica e a para transformação social. Este artigo desafia as noções tradicionais de educação e propõe um novo olhar sobre a educação na sociedade, destacando sua capacidade de influenciar e ser influenciada pelas condições materiais e sociais.

Biografia do Autor

  • Lidiane da Silva Lopes, UEG

    Mestra em educação pela Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Inhumas. Professora  da rede pública estadual de Goiás, coordenadora pedagógica no CEPMG Maria Tereza Garcia Neta Bento em Jussara. 

  • Wesley Luis Carvalhaes, UEG

    Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Docente na Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universidade de Inhumas, atuando nas graduações em Letras e Linguística e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UEG/Inhumas). 

Referências

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Publicado

2024-12-23

Edição

Seção

DOSSIÊ “A PESQUISA EM EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE EPISTEMOLOGIA, MÉTODO E METODOLOGIA”