LINGUAGEM E DIALOGISMO:

PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Dialogismo. Bakhtin. Pesquisa em Educação.

Resumo

O presente artigo partiu de uma proposta da disciplina “Pesquisa em Educação”, ministrada pelos professores Dr. Made Júnior Miranda e Dra. Simone de Magalhães Vieira Barcelos, cursada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Inhumas (PPGE-UEG/Inhumas), no segundo semestre de 2023. De cunho teórico-bibliográfico, estrutura-se em uma única seção e fundamenta-se, principalmente em Bakhtin (2003, 2010), Bakhtin e Volochínov (2010) Bagatini (2018), Brait (2005, 2006) e Fiorin (2011). O artigo propõe uma análise discursiva ancorada nos pressupostos de Bakhtin e de teóricos de seu círculo como uma abordagem teórico-metodológica para investigações na área da educação. Destaca-se a natureza qualitativa e interpretativa dessa abordagem, que examina as relações entre o uso da linguagem e o contexto sócio-histórico e cultural. Ao refletir sobre a construção de uma epistemologia em ciências humanas, baseada na filosofia da linguagem de Bakhtin, o texto enfatiza a centralidade do sujeito expressivo e falante como objeto de estudo. A metodologia da Análise Dialógica do Discurso é explorada, considerando conceitos como língua, linguagem, interação verbal, sujeito, enunciado, dialogismo e texto.

Biografia do Autor

  • Patrícia Alves da Costa Ramos, PPGE-UEG/Inhumas

    Mestra em Educação pelo PPGE UEG UnU Inhumas. Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira e em Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Goiás . Graduada em Letras Português/Inglês e suas respectivas literaturas, pela Universidade Estadual de Goiás. Professora efetiva da SEDUC Go. Atualmente é Tutora Educacional na Coordenação Regional de Educação, em Inhumas-Go.

  • Wesley Luis Carvalhaes, PPGE-UEG/Inhumas

    Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Docente na Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universidade de Inhumas, atuando nas graduações em Letras e Linguística e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UEG/Inhumas).

  • Made Júnior Miranda, PPGE-UEG/Inhumas

    Doutor em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás PPGE-UEG/Inhumas e do curso de Educação Física da UEG.

Referências

BAGATINI, Vera Lúcia Cardozo; ROSTAS, Márcia Helena Sauaia Guimarães. Sala de aula: por um enfoque dialógico no trabalho com a leitura de enunciados no gênero prova. REVELLI – Revista de Educação, Linguagem e Literatura, Inhumas, v. 10, n. 1, p.193-2012, 2018.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHÍNOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Fraterschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2010.

BRAIT. Beth. Linguagem e identidade: um constante trabalho de estilo. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 185-201, 2004. Disponível em: http://www.revista.epsjv.fiocruz.br/upload/revistas/r60.pdf. Acesso em: 12 jun. 2023.

BRAIT, Beth. Bakhtin e a natureza constitutivamente dialógica da linguagem. In: BRAIT, B dialogismo e construção do sentido. 2.ed. rev. Campinas: Editora da Unicamp, 2005. p. 87-98.

BRAIT, Beth. Análise e teoria do discurso. In: BRAIT, Beth. Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006. p. 9-31.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & Diálogo – As ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2011.

SOUZA, Solange Jobim; ALBUQUERQUE, Elaine Deccache Porto. A pesquisa em ciências humanas: uma leitura bakhtiniana. Bakhtiniana, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 109-122, jul./dez. 2012.

TOLEDO, Maria Rita de Almeida. Mikhail Bakhtin: itinerário de formação, linguagem e política. In: FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Pensadores sociais e História da Educação. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 103-124.

Downloads

Publicado

2024-12-23 — Atualizado em 2024-12-23

Versões

Edição

Seção

DOSSIÊ “A PESQUISA EM EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE EPISTEMOLOGIA, MÉTODO E METODOLOGIA”