LINGUAGEM E DIALOGISMO:
PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Dialogismo. Bakhtin. Pesquisa em Educação.Resumo
O presente artigo partiu de uma proposta da disciplina “Pesquisa em Educação”, ministrada pelos professores Dr. Made Júnior Miranda e Dra. Simone de Magalhães Vieira Barcelos, cursada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Inhumas (PPGE-UEG/Inhumas), no segundo semestre de 2023. De cunho teórico-bibliográfico, estrutura-se em uma única seção e fundamenta-se, principalmente em Bakhtin (2003, 2010), Bakhtin e Volochínov (2010) Bagatini (2018), Brait (2005, 2006) e Fiorin (2011). O artigo propõe uma análise discursiva ancorada nos pressupostos de Bakhtin e de teóricos de seu círculo como uma abordagem teórico-metodológica para investigações na área da educação. Destaca-se a natureza qualitativa e interpretativa dessa abordagem, que examina as relações entre o uso da linguagem e o contexto sócio-histórico e cultural. Ao refletir sobre a construção de uma epistemologia em ciências humanas, baseada na filosofia da linguagem de Bakhtin, o texto enfatiza a centralidade do sujeito expressivo e falante como objeto de estudo. A metodologia da Análise Dialógica do Discurso é explorada, considerando conceitos como língua, linguagem, interação verbal, sujeito, enunciado, dialogismo e texto.
Referências
BAGATINI, Vera Lúcia Cardozo; ROSTAS, Márcia Helena Sauaia Guimarães. Sala de aula: por um enfoque dialógico no trabalho com a leitura de enunciados no gênero prova. REVELLI – Revista de Educação, Linguagem e Literatura, Inhumas, v. 10, n. 1, p.193-2012, 2018.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHÍNOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Fraterschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2010.
BRAIT. Beth. Linguagem e identidade: um constante trabalho de estilo. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 185-201, 2004. Disponível em: http://www.revista.epsjv.fiocruz.br/upload/revistas/r60.pdf. Acesso em: 12 jun. 2023.
BRAIT, Beth. Bakhtin e a natureza constitutivamente dialógica da linguagem. In: BRAIT, B dialogismo e construção do sentido. 2.ed. rev. Campinas: Editora da Unicamp, 2005. p. 87-98.
BRAIT, Beth. Análise e teoria do discurso. In: BRAIT, Beth. Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006. p. 9-31.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & Diálogo – As ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2011.
SOUZA, Solange Jobim; ALBUQUERQUE, Elaine Deccache Porto. A pesquisa em ciências humanas: uma leitura bakhtiniana. Bakhtiniana, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 109-122, jul./dez. 2012.
TOLEDO, Maria Rita de Almeida. Mikhail Bakhtin: itinerário de formação, linguagem e política. In: FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Pensadores sociais e História da Educação. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 103-124.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-12-23 (2)
- 2024-12-23 (1)
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.