PESQUISA EM EDUCAÇÃO E ABORDAGEM QUALITATIVA:

BREVES OBSERVAÇÕES

Autores

Palavras-chave:

Pesquisa em Educação, Pesquisa qualitativa, Metodologia de pesquisa

Resumo

O presente artigo objetivou apresentar reflexões breves acerca da pesquisa em Educação e abordagem qualitativa. Foram caracterizadas as abordagens quantitativa e qualitativa, discorrendo sobre as especificidades que as diferenciam. Em seguida, aprofundou-se a reflexão sobre a pesquisa qualitativa e caracterizou-se a pesquisa em Educação como pesquisa social. Por fim, discorreu-se a respeito da correlação entre a pesquisa em Educação e a abordagem qualitativa. Concluiu-se que o que determina a abordagem a ser utilizada na pesquisa em Educação é o contexto da realidade a ser observada e a base filosófica dessa observação.  

Biografia do Autor

  • Liliane de Paula Munhoz , Martha's Vineyard Regional High School (Oak Bluffs, Massachusetts, EUA); Universidade Federal de Goiás (UFG); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG).

    Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Federal de Goiás (1989), Especialização em produção textual (1999), Mestrado (2004) e Doutorado (2017) em Letras e Linguística, ambos pela Universidade Federal de Goiás, na área de Estudos Literários. É professora titular de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico aposentada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG - Campus Inhumas), membro do núcleo de pesquisa GPEL. Integrou a comissão técnica do PNLD 2022 - avaliação de livros literários infantis. Pesquisa principalmente os seguintes temas: ensino de português para estrangeiros, realismo fantástico, metaficção historiográfica e literatura produzida por mulheres. Em suas pesquisas, estuda os autores Moacyr Scliar, E. L. Doctorow e Toni Morrison.

  • Euzébia Oliveira Noleto, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Mestra em Educação (UEG). Especialista em Educação Moderna (PUC RS) e Filosofia (Centro Universitário São Camilo). Especializanda em Educação online e tecnologias de aprendizagem (PUC RS). 

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Publicado

2024-12-23

Edição

Seção

DOSSIÊ “A PESQUISA EM EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE EPISTEMOLOGIA, MÉTODO E METODOLOGIA”