PESQUISA EM EDUCAÇÃO E ABORDAGEM QUALITATIVA:
BREVES OBSERVAÇÕES
Palavras-chave:
Pesquisa em Educação, Pesquisa qualitativa, Metodologia de pesquisaResumo
O presente artigo objetivou apresentar reflexões breves acerca da pesquisa em Educação e abordagem qualitativa. Foram caracterizadas as abordagens quantitativa e qualitativa, discorrendo sobre as especificidades que as diferenciam. Em seguida, aprofundou-se a reflexão sobre a pesquisa qualitativa e caracterizou-se a pesquisa em Educação como pesquisa social. Por fim, discorreu-se a respeito da correlação entre a pesquisa em Educação e a abordagem qualitativa. Concluiu-se que o que determina a abordagem a ser utilizada na pesquisa em Educação é o contexto da realidade a ser observada e a base filosófica dessa observação.
Referências
BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Ed., 1994.
CURRY, Leslie. Fundamentals of Qualitative Research Methods: What is Qualitative Research (Module 1). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wbdN_sLWl88. Acesso em 12 mar. 2024.
DAWSON, Catherine. Introduction to Research Methods: A Practical Guide for Anyone Undertaking a Research Project. Boston: Little Brown Book Group, 2019.
GAMBOA, Silvio Sánchez. Quantidade-qualidade: para além de um dualismo técnico e de uma dicotomia epistemológica. In: GAMBOA, Silvio Sánchez (org.). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 1995.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2024.
LIMA, Sélvia Carneiro de; MUNHOZ, Liliane de Paula et al. Manoel de Barros e poesia na Pedrinha. Inhumas: acervo pessoal da Profa. Dra. Liliane Munhoz, 2023.
MARTINS SOUZA, Heloisa Helena T. de. Metodologia qualitativa de pesquisa Educação e Pesquisa. Vol. 30, núm. 2, maio-ago, pp. 287-298. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2004.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2016.
SERRANO, Gloria Pérez. Investigación cualitativa I – Retos e interrogantes: Métodos. Madrid: La Muralla S.A., 1998.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Desafios da pesquisa em Educação: dilemas e possibilidades do campo da Educação. In: MESSIAS, Elvis Rezende; SEVERINO, Antônio Joaquim (orgs). Formação humana em debate: contribuições da Filosofia (e) da Educação. São Paulo: Cartago Editorial, 2023.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais – a pesquisa qualitativa em Educação: o positivismo; a fenomenologia; o marxismo. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.