A EDUCAÇÃO NA CONCEPÇÃO FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL:

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Autores

  • Lorrane de Jesus Aquino Ferreira Universidade Estadual de Goiás/Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Liliane Barros de Almeida Universidade Estadual de Goiás. Programa de Pós-Graduação em Educação. Inhumas. GO. Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5241-1790

Palavras-chave:

Educação. Fenomenologia. Existencialismo.

Resumo

Esse estudo tem por objetivo compreender como a educação pode ser concebida no âmbito fenomenológico-existencial. Busca investigar como a fenomenologia de Edmund Husserl (1859-1938) fundamenta o existencialismo de Jean-Paul Sartre (1905-1980) que, salvaguardando o ponto primordial da filosofia husserliana, encontra, nesse mesmo, a possibilidade de ruptura e radicalização. Considera-se, então, que a intencionalidade da consciência alcançada por Husserl e, por conseguinte, radicalizada por Sartre, é o elo constituinte do núcleo fenomenológico-existencial. Assim, a intencionalidade é compreendida como possibilidade para conceber a educação como liberdade, como projeto, como movimento constitutivo e constituinte do homem em sua humanidade, visto que este é indeterminado, lançado ao mundo em seu nada de ser.

Biografia do Autor

  • Lorrane de Jesus Aquino Ferreira, Universidade Estadual de Goiás/Programa de Pós-Graduação em Educação

    Mestranda em Educação  no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás (PPGE-UEG/Inhumas). Professora na Rede Municipal de Educação de Inhumas.

  • Liliane Barros de Almeida, Universidade Estadual de Goiás. Programa de Pós-Graduação em Educação. Inhumas. GO. Brasil.

    Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Docência do Ensino Superior pela PUC-GO. Graduada em Pedagogia e em História. Professora efetiva do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás. Professora efetiva do curso de Pedagogia da PUC-GO. Foi professora, diretora e coordenadora da Educação Básica, Coordenadora do Curso de Pedagogia, Analista de Políticas Públicas de Assistência Social pela Secretaria de Cidadania e Trabalho do Estado de Goiás. Desenvolve pesquisas sobre: filosofia e educação; a universidade instituição e a universidade operacional; educação escolar e formação de professores. Membro do Comitê Editorial da Revista Inter-Ação da UFG. Avaliadora de diversas Revistas acadêmicas.

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Publicado

2024-12-23

Edição

Seção

DOSSIÊ “A PESQUISA EM EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE EPISTEMOLOGIA, MÉTODO E METODOLOGIA”