A EDUCAÇÃO NA CONCEPÇÃO FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL:
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Palavras-chave:
Educação. Fenomenologia. Existencialismo.Resumo
Esse estudo tem por objetivo compreender como a educação pode ser concebida no âmbito fenomenológico-existencial. Busca investigar como a fenomenologia de Edmund Husserl (1859-1938) fundamenta o existencialismo de Jean-Paul Sartre (1905-1980) que, salvaguardando o ponto primordial da filosofia husserliana, encontra, nesse mesmo, a possibilidade de ruptura e radicalização. Considera-se, então, que a intencionalidade da consciência alcançada por Husserl e, por conseguinte, radicalizada por Sartre, é o elo constituinte do núcleo fenomenológico-existencial. Assim, a intencionalidade é compreendida como possibilidade para conceber a educação como liberdade, como projeto, como movimento constitutivo e constituinte do homem em sua humanidade, visto que este é indeterminado, lançado ao mundo em seu nada de ser.
Referências
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. A contribuição da fenomenologia à educação. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; CAPPELLETTI, Isabel Franchi (org.). Fenomenologia: uma visão abrangente da educação. São Paulo: Olho D'água, 1999. p. 11-51.
COÊLHO, Ildeu Moreira. Fenomenologia e Educação. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; CAPPELLETTI, Isabel Franchi (org.). Fenomenologia: uma visão abrangente da educação. São Paulo: Olho D'água, 1999. p. 53-104.
CORBINIANO, Simone Alexandre Martins; BERGAMO, Thelma Maria de Moura. Consciência, Intencionalidade e Liberdade: contribuições de sartre na formação do sujeito. Educar em Revista, Curitiba, n. 59, p. 263-275, 2016.
FERNANDES, Marcos Aurélio. Educação como autoconstituição do ser humano: uma abordagem fenomenológico-existencial. Inter-Ação: Rev. Fac. Educ. UFG, Goiânia, p. 69-89, 2007.
HUSSERL, Edmund. A Ideia da Fenomenologia. Lisboa: Edições 70, 2000. Tradução de Artur Morão.
______. Meditações Cartesianas. In: STRASSER, Stephan (ed.). Meditações Cartesianas e Conferências de Paris. Rio de Janeiro: Forense, 2013a. p. 39-203. Tradução de Pedro M. S. Alves.
______. As Conferências de Paris. In: STRASSER, Stephan (ed.). Meditações Cartesianas e Conferências de Paris. Rio de Janeiro: Forense, 2013b. p. 1-38. Tradução de Pedro M. S. Alves.
REZENDE, Antonio Muniz de. Concepção fenomenológica da educação. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1990.
SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo; A Imaginação; Questão de Método / Jean-Paul Sartre; seleção de textos de José Américo Motta Pessanha; traduções de Rita Correia Guedes; Luiz Roberto Salinas Fonte; Bento Prado Júnior. 3. ed. São Paulo: Nova Cultura, 1987.
______. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. Trad. Paulo Perdigão. 20 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
______. A transcendência do ego: esboço de uma descrição fenomenológica. Petrópolis, Rj: Vozes, 2013. Introdução e notas, Sylvie Le Bon; Tradução de João Batista Kreuch.
SILVA, Luciano Donizetti da. Existencialismo e Educação: a filosofia sartriana da liberdade como fundamento pedagógico? Aprender: Cad. de Filosofia e Psic. da Educação, Vitória da Conquista, n. 4, p. 175-200, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.