ATLETISMO E PENSAMENTO TEÓRICO NO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Ensino de Educação Física. Ensino Médio. Ensino Desenvolvimental. Atletismo. Pensamento Teórico.Resumo
O artigo sintetiza uma pesquisa sobre o desenvolvimento do pensamento teórico na educação física no ensino médio, tendo por base a teoria do ensino desenvolvimental. O problema desta pesquisa consistiu em saber como o ensino desenvolvimental contribui para o desenvolvimento do pensamento teórico em alunos do ensino médio a partir do atletismo como conteúdo da cultura corporal. O trabalho teve como objetivo analisar os resultados de um experimento didático junto aos estudantes de uma turma do ensino médio que frequentam as aulas de Educação Física do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI, no Campus Valença do Piauí, com idades entre 14 e 17 anos. Tratou-se de um experimento didático-formativo, de abordagem qualitativa, do tipo descritivo que atua ao mesmo tempo como método de investigação e de ensino experimental e foi desenvolvido com 30 participantes. Durante o experimento foram realizadas tarefas de estudo, através das ações determinadas, preconizadas por Davydov (1988) durante 8 aulas. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário diagnóstico, das anotações feitas em um diário de campo e da transcrição de entrevistas semiestruturadas. Os resultados demonstram indícios do pensamento teórico na formação dos conceitos do atletismo e avanços rumo à prática de movimentos corporais conscientes, sugerindo o ensino desenvolvimental de Davydov como uma possibilidade teórico metodológica na educação física no ensino médio e propõe-se que sejam feitos mais experimentos sobre o tema.
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