O MOVIMENTO CIÊNCIA BASEADA EM EVIDÊNCIA E A PESQUISA EM EDUCAÇÃO:
ANÁLISE COM BASE NA TEORIA CRÍTICA
Palavras-chave:
Epistemologia, Metodologia da Pesquisa, Ciência Baseada em Evidência, Teoria Crítica da SociedadeResumo
Este artigo objetiva discutir alguns elementos ideológicos no plano das pesquisas acadêmicas na área de ciências humanas, que dificultam o debate acerca da formação para a autonomia. A educação vem sendo sistematicamente atacada não apenas no plano político por forças conservadoras, mas também no plano epistemológico, por novas formas do positivismo, como o chamado “Movimento Ciência Baseada em Evidência”, que dispensa a reflexão sobre formação humana e seus contextos históricos e sociais e justifica, mais uma vez, o insucesso escolar. Com base na Teoria Crítica da Sociedade, alguns aspectos do movimento são analisados e se discute os limites da pesquisa social empírica e sua relação com a teoria. Por fim, procura-se pensar sobre algumas possibilidades da pesquisa em educação em face de seus desafios contemporâneos, de forma que a área da Educação possa se afastar das panaceias cientificistas.
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