O MOVIMENTO CIÊNCIA BASEADA EM EVIDÊNCIA E A PESQUISA EM EDUCAÇÃO:

ANÁLISE COM BASE NA TEORIA CRÍTICA

Autores

  • Nivaldo Alexandre de Freitas Universidade Federal de Rondonópolis

Palavras-chave:

Epistemologia, Metodologia da Pesquisa, Ciência Baseada em Evidência, Teoria Crítica da Sociedade

Resumo

Este artigo objetiva discutir alguns elementos ideológicos no plano das pesquisas acadêmicas na área de ciências humanas, que dificultam o debate acerca da formação para a autonomia. A educação vem sendo sistematicamente atacada não apenas no plano político por forças conservadoras, mas também no plano epistemológico, por novas formas do positivismo, como o chamado “Movimento Ciência Baseada em Evidência”, que dispensa a reflexão sobre formação humana e seus contextos históricos e sociais e justifica, mais uma vez, o insucesso escolar. Com base na Teoria Crítica da Sociedade, alguns aspectos do movimento são analisados e se discute os limites da pesquisa social empírica e sua relação com a teoria. Por fim, procura-se pensar sobre algumas possibilidades da pesquisa em educação em face de seus desafios contemporâneos, de forma que a área da Educação possa se afastar das panaceias cientificistas.

Biografia do Autor

  • Nivaldo Alexandre de Freitas, Universidade Federal de Rondonópolis

    Graduado em Psicologia (2002) e Filosofia (2009) pela Universidade de São Paulo; Mestre (2006) e Doutor (2013) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Professor adjunto da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR - MT), no Curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É líder do Grupo de Pesquisa Formação Humana, Teorias Educacionais e Políticas Públicas - FORTEP.

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Publicado

2024-12-23

Edição

Seção

DOSSIÊ “A PESQUISA EM EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE EPISTEMOLOGIA, MÉTODO E METODOLOGIA”