ABORDAGEM DA CORRIDA NA ESCOLA EMBASADA NO ENSINO DESENVOLVIMENTAL:

A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS CORPORAIS

Autores

Palavras-chave:

Ensino desenvolvimental, Educação Física escolar, Atletismo, Corrida de rua, Metodologias

Resumo

O ensino desenvolvimental apresenta-se neste estudo como uma possibilidade metodológica que visa a elaboração do pensamento teórico e a apreensão de conceitos relativos ao atletismo e aqui, especificamente a corrida de rua, possibilitando aos discentes a apropriação, formação e generalização de conceitos relativos a este objeto da Cultura Corporal. Pretende-se, portanto, socializar e discutir as estratégias didáticas focadas nas experiências corporais utilizadas no âmbito da disciplina eletiva de Atletismo. Para tanto, participaram da pesquisa 38 discentes regularmente matriculados na referida disciplina com idade entre 15 a 18 anos. Os dados obtidos constituíram-se das verbalizações dos discentes promovidas no decorrer da realização das atividades de estudo propostas, bem como das reflexões e sínteses produzidas pela pesquisadora e registrada no diário de campo. A partir da análise dos dados obtidos pode-se afirmar que as estratégias didáticas empregadas foram relevantes. Contudo percebeu-se um estranhamento inicial por parte dos discentes com relação à metodologia utilizada, mas que ao longo da disciplina, foi se diluindo. As atividades de estudo que envolviam dinâmicas interativas, cooperativas e que abarcavam a fala dos alunos do grupo foram bem aceitas e se destacaram para apreensão dos conceitos que foram tematizados. Em vista do exposto, espera-se que esta pesquisa possa contribuir para o fazer docente na perspectiva de proposição de metodologias diferenciadas voltadas à experiência corporal e a construção de conceitos que contribuam, consequentemente, para a legitimação do componente curricular Educação Física na escola.

Biografia do Autor

  • Jocileide de Sousa Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)
    Especialista em Educação Física na Educação Básica pela Universidade Estadual do Ceará (UFG)
    Mestra em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PROEF-UFRN).
    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
    Professora Efetiva da rede estadual de educação básica do estado do Ceará, Brasil.

  • Tadeu João Ribeiro Baptista, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

    Licenciatura Plena em Educação Física pela ESEFEGO.
    Doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
    Pós-Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
    Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.

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Publicado

2024-12-23

Edição

Seção

DOSSIÊ “A PESQUISA EM EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE EPISTEMOLOGIA, MÉTODO E METODOLOGIA”