ABORDAGEM DA CORRIDA NA ESCOLA EMBASADA NO ENSINO DESENVOLVIMENTAL:
A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS CORPORAIS
Palavras-chave:
Ensino desenvolvimental, Educação Física escolar, Atletismo, Corrida de rua, MetodologiasResumo
O ensino desenvolvimental apresenta-se neste estudo como uma possibilidade metodológica que visa a elaboração do pensamento teórico e a apreensão de conceitos relativos ao atletismo e aqui, especificamente a corrida de rua, possibilitando aos discentes a apropriação, formação e generalização de conceitos relativos a este objeto da Cultura Corporal. Pretende-se, portanto, socializar e discutir as estratégias didáticas focadas nas experiências corporais utilizadas no âmbito da disciplina eletiva de Atletismo. Para tanto, participaram da pesquisa 38 discentes regularmente matriculados na referida disciplina com idade entre 15 a 18 anos. Os dados obtidos constituíram-se das verbalizações dos discentes promovidas no decorrer da realização das atividades de estudo propostas, bem como das reflexões e sínteses produzidas pela pesquisadora e registrada no diário de campo. A partir da análise dos dados obtidos pode-se afirmar que as estratégias didáticas empregadas foram relevantes. Contudo percebeu-se um estranhamento inicial por parte dos discentes com relação à metodologia utilizada, mas que ao longo da disciplina, foi se diluindo. As atividades de estudo que envolviam dinâmicas interativas, cooperativas e que abarcavam a fala dos alunos do grupo foram bem aceitas e se destacaram para apreensão dos conceitos que foram tematizados. Em vista do exposto, espera-se que esta pesquisa possa contribuir para o fazer docente na perspectiva de proposição de metodologias diferenciadas voltadas à experiência corporal e a construção de conceitos que contribuam, consequentemente, para a legitimação do componente curricular Educação Física na escola.
Referências
BAPTISTA, T. J. R.; MIRANDA, M. J. A metodologia do ensino desenvolvimental aplicada à Educação Física. IV EDIPE – Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino, 2011.
BRACHT, V. “A criança que pratica esporte respeita as regras do jogo...capitalista”. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v7, n2, 1986.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação. 2018.
CAMILO, Marcos Gomes. O Sistema Elkonin-Davidov: Um Bosquejo Da Teoria Do Ensino Desenvolvimental. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 06, Vol. 06, pp. 142-158, 2021.
DAVIDOV, V. V. Análisis de los principios didácticos de la escuela tradicional y posibles principios de enseñanza en el futuro próximo. In: SHUARE, M., DAVIDOV, V., V., La Psicología Evolutiva y Pedagógica en la URSS. Moscú: Progreso, 1987, pp. 143-154.
DAVIDOV, V. V. La enseñanza escolar y el desarollo psíquico: investigacion teórica y experimental. Moscú: Progresso, 1988.
DAVIDOV, V. V. O que é atividade de estudo. Escola inicial, São Paulo, n.17, p. 1-7, 1999.
DAVÍDOV, V. V.; MÁRKOVA, A. La concepción de la actividad de estudio de los escolares. In: SUARE, M. La psicología evolutiva y pedagógica en la URSS. Moscú: Progreso, 1987b.
DAVIDOV, V. V; MÁRKOVA, A. A Concepção de atividade de estudo dos alunos In: LONGAREZI, A. M. PUENTES, R.V. (organizadores) Fundamentos psicológicos e didáticos do ensino desenvolvimental. Uberlândia, EDUFU, 2017.
DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 2006.
DIAS JR, M. C.; ROSA, S. V. L. Educação Física no ensino médio na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental. Curitiba: Appris, 2022.
FREITAS, R. A. M. M.; LIBÂNEO, J. C. O experimento didático formativo na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 48, e246996, 2022.
FREITAS, R. A. M. M.; ROSA, S. V.L. Ensino Desenvolvimental: contribuições à superação do dilema da didática. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 613-627, abr./jun. 2015.
FURLAN, Allan Jacomini. Fatores Motivacionais Relacionados à Prática de Corrida de Rua por Mulheres Adultas na Cidade de Curitiba/PR. 45f. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Departamento Acadêmico de Educação Física. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
LEONTIEV, A. N. Atividade. Consciência. Personalidade. Bauru, SP: Mireveja, 2021.
LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Trad.: Rubens Eduardo Frias. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.
LIBÂNEO, J. C. A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a Teoria Histórico-cultural da Atividade e a contribuição de Vasili Davydov. Revista Brasileira de Educação, 2004.
LIBÂNEO, J. C. Questões de metodologia do Ensino Superior – a teoria histórico cultural da atividade de aprendizagem. Goiânia: UCG, 2003.
LIBÂNEO, J. C. Didática e Epistemologia: para além do debate entre a didática e as didáticas específicas. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; D'ÁVILA, Cristina (Org.). Profissão Docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas: Papirus, 2008, p. 59-88.
LIBÂNEO, J. C. Formação para professores e didática para o desenvolvimento humano. Seção Temática: Didática na Educação Básica. Educ. Real, 2015.
LUCCA, E. A corrida de rua como fator de inserção social. Revista Educação, v. 8, n 1, 2014.
MARTINS, L. M. Desenvolvimento do pensamento e educação escolar: etapas de formação de conceitos à luz de Leontiev e Vigotski. Fórum linguistic., Florianópolis, v.13, n.4, p.1572-1586, 2016.
NASCIMENTO, C. P. A atividade pedagógica da Educação Física a proposição dos objetos de ensino e o desenvolvimento das atividades da cultura corporal. Tese, Universidade de São Paulo, 2014.
SANTOS, A. A. O pensamento teórico na Educação Física escolar. Coleção Estudos e Pesquisas de Egressos e pós-graduandos/as/es do PPGE/FE/UFG. Goiânia: Cegraf UFG, 2023.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico crítica: primeiras aproximações, 11ª edição. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
SOUZA, D. A.; AZEVEDO, M. G.; ALBERGARIA, M. Motivação para a prática da corrida de rua. Fiep Bulletin - Online, v. 82, n. 1., 2012.
TAFFAREL, C. Z. Pedagogia histórico-crítica e metodologia de ensino crítico-superadora da Educação Física: nexos e determinações. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 1, p. 5–23, 2016.
VIEIRA, M. T. Validade e reprodutibilidade do teste de Cooper. Dissertação (mestrado), Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento humano, Universidade do estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.