GRAMÁTICA E DISCURSO

O TEXTO NARRATIVO EM ANÁLISE

Autores

  • Michele Denise Silva Universidade Federal de Goiás
  • Vânia Cristina Casseb Galvão Universidade Federal de Goiás

Resumo

Este artigo tem como temática a relação gramática e o discurso no ensino de língua portuguesa. Desse modo, temos como objetivo analisar como as noções discursivas de figura e fundo, a inserção de vozes e de marcadores temporais contribuem para a composição do texto narrativo. A fundamentação teórica é de natureza funcional e parte da compreensão da língua como um instrumento de interação social, cuja a estrutura maleável, sujeita às pressões do uso, e da gramática como uma representação cognitiva moldada também pelo uso. Embasadas por essa perspectiva teórica, analisamos o texto narrativo breve do autor consagrado de nossa literatura, a saber, A lanterninha, de Carlos Drummond de Andrade. Também traçamos perspectivas para o ensino de língua portuguesa a partir da habilidade de análise linguística/semiótica previstas na Base Nacional Comum Curricular, do ensino fundamental (BRASIL, 2017). Em síntese, o estudo revelou que a gramática e o discurso estão de fato entrelaçados e que essa visão pode ser utilizada na sala de aula a fim de proporcionar um ensino mais produtivo e significativo de gramática.

Biografia do Autor

  • Vânia Cristina Casseb Galvão, Universidade Federal de Goiás

    Professora titular/ordinária da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Pesquisadora senior Università Del Salento (2022...). Visiting professor Unisalento - Itália (2019-2022), Pesquisadora visitante Unisalento - Itália (2019-2020). Pesquisadora Contemplada com o auxilio do European Research Council (ERC) e do Brazilian National Council of State Funding Agencies to provide research in Ca Foscari University - Italy (2018). Pós-doutorado pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional (Lisboa/PT/2010), pela Universidade Federal do Pará - UFPa (2015-2017) e pela Università Roma Tre (Itália - 2021), doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Professora permanente do programa de pós-graduação Letras e Linguística da UFG, onde orientou 21 dissertações de mestrado e 7 teses de doutorado, e supervisionou 4 estágios de pós-doutorado. Professora permanente convidada do programa de pós-graduação em Linguística, Letras e Interculturalidade da Universidade Estadual de Goiás (2016-2020), onde orientou 2 dissertações de mestrado. Orientou mais de 20 trabalhos de iniciação científica.Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Descrição e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: especificidades do português brasileiro, mudança linguística, gramática funcional, funcionalismo e ensino, relação descrição e política linguística. Presidente do IV Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - SIMELP (2013). Presidente do Grupo de Estudos da Linguagem do Centro-Oeste (GELCO), biênio (2014-2017), coordenadora do convênio de cooperação internacional UFG/Unisalento (It) (2015-2020) e do convênio UFG/UNICHIET (It) (2018/2022). Coordenadora do projeto Gramática do Português da "Associação Latino-Americana de Filologia e Linguística" - Alfal (2016-2019). Tem inúmeras publicações autorais e em coautoria, especialmente nos temas gramática do português, gramática funcional, política linguística voltada para o português e ensino de português.

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Publicado

2024-06-04

Edição

Seção

Tema livre