GRAMÁTICA E DISCURSO
O TEXTO NARRATIVO EM ANÁLISE
Resumo
Este artigo tem como temática a relação gramática e o discurso no ensino de língua portuguesa. Desse modo, temos como objetivo analisar como as noções discursivas de figura e fundo, a inserção de vozes e de marcadores temporais contribuem para a composição do texto narrativo. A fundamentação teórica é de natureza funcional e parte da compreensão da língua como um instrumento de interação social, cuja a estrutura maleável, sujeita às pressões do uso, e da gramática como uma representação cognitiva moldada também pelo uso. Embasadas por essa perspectiva teórica, analisamos o texto narrativo breve do autor consagrado de nossa literatura, a saber, A lanterninha, de Carlos Drummond de Andrade. Também traçamos perspectivas para o ensino de língua portuguesa a partir da habilidade de análise linguística/semiótica previstas na Base Nacional Comum Curricular, do ensino fundamental (BRASIL, 2017). Em síntese, o estudo revelou que a gramática e o discurso estão de fato entrelaçados e que essa visão pode ser utilizada na sala de aula a fim de proporcionar um ensino mais produtivo e significativo de gramática.
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