NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO

disputas e tensões no campo das políticas educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v16i0.14727

Resumo

O presente artigo busca, por meio da abordagem qualitativa, de cunho teórico, refletir sobre o conceito de neoliberalismo. O estudo se dá a partir da pesquisa bibliográfica em autores que fundamentam e propiciam reflexões sobre os nexos entre Estado, sociedade, neoliberalismo, escola, educação, políticas educacionais e formação. Dentre eles, Dardot e Laval (2016), Apple (2003), Dourado (2019). Põe-se em questão a natureza, as finalidades e o sentido do conceito de neoliberalismo tendo em vista às contradições da realidade. Um dos achados do estudo consiste na aproximação e compreensão do conceito de neoliberalismo para além da ideia de agenda política e econômica, quer dizer, diz respeito a uma racionalidade, a uma lógica e forma de conceber, organizar, reproduzir, conservar modos de ser, pensar e agir na sociedade capitalista.

Biografia do Autor

  • Paulo Henrique da Costa Morais, Universidade Estadual de Goiás

    Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Participante no Projeto de Pesquisa A história da educação superior em Goiás entre os anos 1980 e 1993: o sentido da formação do pedagogo.

  • Renata Ramos da Silva Carvalho, Universidade Estadual de Goiás

    Pós-doutora e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Inhumas, no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Desenvolve estudos e pesquisas e orienta estudantes de mestrado, prioritariamente, no campo das políticas educacionais com ênfase em políticas para educação superior e financiamento da educação. Integrante da Rede de Pesquisas Universitas/Br.

  • Valdirene Alves de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás

    Pós-doutora e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Inhumas, no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Desenvolve estudos e pesquisas e orienta estudantes de mestrado, prioritariamente, no campo das políticas educacionais com ênfase em políticas para juventude e ensino médio. Projeto de Pesquisa: As políticas educacionais nas pesquisas desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste, com conceito 5, no período de 2011 a 2020.

Downloads

Publicado

2024-02-08

Edição

Seção

Tema livre