NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO
disputas e tensões no campo das políticas educacionais
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v16i0.14727Resumo
O presente artigo busca, por meio da abordagem qualitativa, de cunho teórico, refletir sobre o conceito de neoliberalismo. O estudo se dá a partir da pesquisa bibliográfica em autores que fundamentam e propiciam reflexões sobre os nexos entre Estado, sociedade, neoliberalismo, escola, educação, políticas educacionais e formação. Dentre eles, Dardot e Laval (2016), Apple (2003), Dourado (2019). Põe-se em questão a natureza, as finalidades e o sentido do conceito de neoliberalismo tendo em vista às contradições da realidade. Um dos achados do estudo consiste na aproximação e compreensão do conceito de neoliberalismo para além da ideia de agenda política e econômica, quer dizer, diz respeito a uma racionalidade, a uma lógica e forma de conceber, organizar, reproduzir, conservar modos de ser, pensar e agir na sociedade capitalista.
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