A PESTE DE CAMUS NO ENSINO DE BIOLOGIA

paralelos científicos entre realidade e ficção em tempos de pandemia

Autores

  • Camila de Farias Vieira LeBMol Print, Laboratório de Ensino de Biologia Molecular e Práticas Interdisciplinares, Departamento de Ensino de Ciências e Biologia, Instituto de Biologia, UERJ
  • Vania Gomes Soares LeBMol Print, Laboratório de Ensino de Biologia Molecular e Práticas Interdisciplinares, Departamento de Ensino de Ciências e Biologia, Instituto de Biologia, UERJ
  • Andréa Carla de Souza Góes LeBMol Print, Laboratório de Ensino de Biologia Molecular e Práticas Interdisciplinares, Departamento de Ensino de Ciências e Biologia, Instituto de Biologia, UERJ

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v16i0.14045

Resumo

O pensamento crítico vem perdendo espaço devido à celeridade do mundo Pós-moderno. Esse cenário torna-se evidente com a atual massificação no compartilhamento de notícias falsas, sobretudo conforme vivenciado na pandemia de Covid-19. Diferentes autores apontam para a importância da leitura de obras literárias para a melhoria do raciocínio crítico, em diferentes áreas do conhecimento. Este artigo visa ao desenvolvimento do pensamento crítico de estudantes do ensino básico, através da promoção da Alfabetização Científica, por meio de reflexões acerca de aspectos científicos presentes na obra literária A Peste, de Albert Camus. A Peste é uma crônica que retrata o acometimento da cidade de Oran por uma epidemia de peste bubônica, trazendo situações similares às vivenciadas durante a pandemia de Covid-19 no Brasil. O potencial didático da obra foi explorado, de acordo com as três esferas do conhecimento científico propostas por Piassi (2015), a esfera conceitual-fenomenológica, que envolve leis e conceitos científicos; a esfera histórico-metodológica, que aborda a construção do conhecimento científico e a esfera sócio-política, que abarca os aspectos sociais e políticos relacionados à Ciência. Diferentes temáticas foram observadas na obra em relação a essas três esferas, tornando possível a reflexão acerca de temas como o método científico, a desvalorização da Ciência e o negacionismo científico, assim como a desigualdade social e os conhecimentos sobre vacinas e medidas profiláticas. Acredita-se que a obra é capaz de fornecer os paralelos científicos entre o ficcional e o real necessários à formação de cidadãos alfabetizados cientificamente, capazes de utilizar seus conhecimentos para atuarem socialmente.

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Publicado

2024-02-08

Edição

Seção

Tema livre