SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE GÊNEROS PARA O ENSINO DE LÍNGUA ADICIONAL NA INFÂNCIA:

CONTRIBUIÇÕES E AVANÇOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v15i0.13833

Resumo

No Brasil, o ensino das línguas adicionais tem sido objeto de experimentos de métodos e abordagens praticadas em contextos internacionais e adaptadas ao contexto nacional. De maneira mais crítica e glocalizada, temos também nos apropriado da perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (escola de Genebra) e utilizado os gêneros textuais como objeto de ensino. Apesar de ser incontestável um grande avanço de pesquisas nessa área, longo é o caminho a ser percorrido pelo estudo do ensino de línguas, principalmente no que tange ao ensino de línguas adicionais com crianças. Colaborando com este campo de estudo, o grupo de pesquisa FELICE tem se ocupado de pesquisar sobre o dispositivo Sequência Didática (SD) (DOZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) nas aulas de línguas adicionais com crianças, seus benefícios e possíveis obstáculos encontrados pelos professores, propondo também adequações. Buscando apontar nossas contribuições e, ainda, avançar nas discussões do uso do dispositivo para ensino de língua na infância, trazemos neste artigo um panorama sobre as pesquisa já publicadas na área e apresentamos uma SD baseada no Modelo Didático do Gênero Rimas de Enigma (SILVA, 2020) e nas adequações propostas por Magiolo (2021).

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Publicado

2023-08-18

Edição

Seção

Tema livre