A PERSISTÊNCIA DA POESIA
o poetry slam em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v13i0.12584Resumo
Este trabalho apresenta algumas das interferências da pandemia de Covid-19 nas competições de poesia performática do poetry slam, com o objetivo de refletir sobre as consequências na elaboração e execução deste evento artístico-cultural de forma virtual. Apesar de ser uma atividade que tem a presença física como fundamental para o estreitamento dos laços entre poetas e público, a poesia persistiu e as batalhas de slam foram adaptadas ao “novo normal” para continuarem acontecendo. Para apontar quais mudanças mais se destacam nessa passagem de um formato ao outro, analisaram-se três disputas de poetry slam realizadas desde o início da pandemia. As contribuições teóricas de Paul Zumthor (1997, 2014), Zygmunt Bauman (2005), Ruth Finnegan (2005, 2016), Martina Pfeiler (2003), Giorgio Agamben (2020), Boaventura de Sousa Santos (2020), entre outros, fundamentaram tais discussões.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.