RECURSOS TECNOLÓGICOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

(re)pensando a formação docente continuada durante e pós-pandemia

Autores

  • Cristiane Clebia Barbosa UFRN
  • Cibelle Amorim Martins UFRN

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v16i0.11927

Resumo

Com a necessidade de isolamento social, devido a pandemia de Covid-19, os professores se viram desafiados a continuar ensinando, mas, remotamente. Para isso, foi preciso utilizar os recursos tecnológicos digitais para ajudá-los nas suas aulas. A tecnologia que antes era utilizada como apoio para as aulas presenciais, agora era a única forma de continuar com as aulas. Com isso, ficou exposto a falta de habilidade ou mesmo ausência total de conhecimento para usar tais recursos. Percebeu-se então, a fragilidade da formação docente continuada para utilização dos recursos tecnológicos digitais. Por isso, esta pesquisa, que se caracteriza como um artigo teórico, tem como objetivo propor uma discussão acerca da necessidade de conhecer as demandas formativas dos professores para subsidiar as propostas de formação docente continuada para utilização de recursos tecnológicos digitais. Foram selecionados oito trabalhos, em base de dados, sobre a formação docente continuada no período pandêmico. Os estudos comprovam a carência de formação para utilização da tecnologia na prática pedagógica e, também, as dificuldades encontradas para continuar as aulas no ensino remoto emergencial, pois os recursos sejam dos docentes ou dos alunos nem sempre são adequados. Embora desafiados a uma nova forma de ensinar, os professores percebem uma possibilidade de mudança após o período pandêmico. É preciso, ao se propor formação docente continuada, ouvir os docentes para conhecer suas necessidades formativas. Se a formação não fizer sentido para o professor e para a realidade dele, é impossível pensar na sua aplicação na prática pedagógica.

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Publicado

2024-02-08

Edição

Seção

Tema livre