ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL

EXPERIÊNCIAS DE APOIO A ESTUDANTES COM DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM EM TEMPOS PANDÊMICOS.

Autores

  • Claudia Dias Prioste Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho
  • Lara Esteves Lopes Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara https://orcid.org/0000-0002-2561-1196
  • Maria Júlia Silveira Soares Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v16i0.11871

Resumo

Um dos entraves da inclusão digital no Brasil decorre de problemas na escolarização e alfabetização. Nesse sentido, o presente artigo teve o objetivo de apresentar a análise de uma experiência de apoio pedagógico direcionado a estudantes em situação e vulnerabilidade socioeconômica e que apresentavam dificuldades na alfabetização. O projeto ocorreu entre 2019 e 2020 e atendeu 25 crianças e adolescentes na faixa etária de 8 a 14 anos. As atividades realizadas incluíram oficinas semanais de leitura e escrita em material impresso, jogos pedagógicos, arte, meditação e TDIC. Ao iniciar o distanciamento social em função da pandemia, as oficinais passaram a ser realizadas no modo online e síncrono, porém com apoio em materiais impressos, jogos pedagógicos e livros. Além disso, as famílias participaram de orientações presenciais e online voltadas à melhoria na mediação das TDIC e hábitos de leitura. Uma das principais dificuldades do projeto esteve relacionada às limitações das famílias na acessibilidade digital e na sobrecarga das mães trabalhadoras para conseguirem organizar a rotina dos filhos e controlar o tempo excessivo que eles dispendiam em entretenimento digital no período da pandemia. Com relação aos avanços do projeto, identificou-se, na maioria, uma significativa melhora na capacidade de leitura e escrita, além disso, desenvolveram habilidades no uso das TDIC voltadas à aprendizagem.  Com esse projeto, evidenciou-se a importância de apostarmos em uma alfabetização mista que envolva simultaneamente apoios impressos, digitais, arte e meditação, além de um trabalho de conscientização familiar a propósito dos riscos online e da cidadania digital.

Biografia do Autor

  • Lara Esteves Lopes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar na Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara.

  • Maria Júlia Silveira Soares, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara

    Granduanda em Pedagogia na Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara

Downloads

Publicado

2024-02-09

Edição

Seção

Tema livre