ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
EXPERIÊNCIAS DE APOIO A ESTUDANTES COM DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM EM TEMPOS PANDÊMICOS.
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v16i0.11871Resumo
Um dos entraves da inclusão digital no Brasil decorre de problemas na escolarização e alfabetização. Nesse sentido, o presente artigo teve o objetivo de apresentar a análise de uma experiência de apoio pedagógico direcionado a estudantes em situação e vulnerabilidade socioeconômica e que apresentavam dificuldades na alfabetização. O projeto ocorreu entre 2019 e 2020 e atendeu 25 crianças e adolescentes na faixa etária de 8 a 14 anos. As atividades realizadas incluíram oficinas semanais de leitura e escrita em material impresso, jogos pedagógicos, arte, meditação e TDIC. Ao iniciar o distanciamento social em função da pandemia, as oficinais passaram a ser realizadas no modo online e síncrono, porém com apoio em materiais impressos, jogos pedagógicos e livros. Além disso, as famílias participaram de orientações presenciais e online voltadas à melhoria na mediação das TDIC e hábitos de leitura. Uma das principais dificuldades do projeto esteve relacionada às limitações das famílias na acessibilidade digital e na sobrecarga das mães trabalhadoras para conseguirem organizar a rotina dos filhos e controlar o tempo excessivo que eles dispendiam em entretenimento digital no período da pandemia. Com relação aos avanços do projeto, identificou-se, na maioria, uma significativa melhora na capacidade de leitura e escrita, além disso, desenvolveram habilidades no uso das TDIC voltadas à aprendizagem. Com esse projeto, evidenciou-se a importância de apostarmos em uma alfabetização mista que envolva simultaneamente apoios impressos, digitais, arte e meditação, além de um trabalho de conscientização familiar a propósito dos riscos online e da cidadania digital.
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