A INCLUSÃO DO AUTISTA NO ENSINO REGULAR E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

Autores

  • Francisco Elionardo de Melo Nascimento Universidade Estadual do Ceará
  • Maria Joelda de Moura Sousa Faculdade Ieducare (FIED)
  • Edna Gomes dos Santos Faculdade Ieducare (FIED)

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v16i0.11780

Resumo

O objetivo deste artigo é abordar as contribuições do pedagogo no ensino e na aprendizagem de alunos com autismo. Trata-se de um estudo que visa colocar em discussão os desafios da inserção de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular, colocando o pedagogo como personagem central deste debate. No que tange aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma revisão integrativa da literatura científica em que, a partir de buscas na base de dados SciELO sobre a temática em discussão, foram selecionados seis artigos para compor este estudo. Como resultados, destacamos que a incrementação de práticas pedagógicas inovadoras com diversificação de metodologias, podem contribuir para a inclusão das crianças com necessidades especiais, como as autistas. Portanto, o sucesso da inclusão da criança autista no ensino regular formal depende de como o profissional pedagogo foi capacitado acerca do transtorno, tornando-se importante também à formação continuada dos profissionais com o propósito da capacitação nesta área de ensino e para atenderem as crianças de modo geral, com métodos de ensino que contribuam para a formação pessoal de cada indivíduo dentro de suas próprias diferenças.

Biografia do Autor

  • Maria Joelda de Moura Sousa, Faculdade Ieducare (FIED)

    Acadêmica de Pedagogia na Faculdade Ieducare.

  • Edna Gomes dos Santos, Faculdade Ieducare (FIED)

    Acadêmica de Psicologia na Faculdade Ieducare.

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Publicado

2024-02-09

Edição

Seção

Tema livre