POLÍTICA DE FORMAÇÃO E A CONSTITUIÇÃO DE PROCESSOS IDENTITÁRIOS DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA TRILHA DA PESQUISA NARRATIVA

Autores

  • Mauro José de Souza Universidade Federal de Mato Grosso
  • Filomena Maria de Arruda Monteiro Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Política de Formação. Formação Continuada na Educação Superior. Processos Identitários. Pedagogia Universitária. Pesquisa Narrativa.

Resumo

Esta pesquisa de natureza bibliográfica pretendeu compreender, a partir dos autores aqui citados, como discutem as políticas educacionais que orientam a formação continuada de professores na educação superior brasileira e seus reflexos no desenvolvimento dos processos identitários de professores universitários, estabelecendo o lugar da pesquisa narrativa na constituição da professoralidade destes docentes. Se orientou pelos princípios de uma tríade que envolve a formação continuada de professores no âmbito da Pedagogia Universitária, o desenvolvimento de seus processos identitários e a pesquisa narrativa. Compreendendo a formação continuada como uma escala do amplo transcurso que envolve o desenvolvimento profissional docente, num permanente espaço de construção de sentidos para a prática docente e a pesquisa narrativa como uma metodologia com vínculo a uma base epistemológica com centralidade na experiência e na subjetividade, procurou estabelecer o lugar das narrativas na constituição dos processos identitários de docentes universitários e relacioná-los às políticas de formação em curso. Conclui-se que, para ter em conta a formação contínua do docente nesta perspectiva, torna-se necessário repensar as bases das políticas de formação vigente e dos processos em curso,  reconsiderando o entendimento acerca das concepções fixas de identidade que operam com base nas acepções de ciência e educação com vínculo na modernidade, no sentido de sua superação.

Biografia do Autor

  • Mauro José de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso

    Doutorando em Educação, no Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso (2020) - Mestrado em Educação (Magistério Superior), pelo Centro Universitário do Triângulo - UNITRI (2001) - Especialização em Ciência do Movimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1990) e Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (1988). Atua como professor Assistente do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário do Araguaia desde 2018, ministrando disciplinas relacionadas ao esporte educacional e prática de ensino em Educação Física. Coordenou o projeto de extensão: Licenciaturas em Debate: formação continuada de docentes da UFMT/CUA e integrando o grupo de pesquisa: Pensar a prática na perspectiva da socialização profissional: diálogos entre a universidade e a escola, atuando também como membro parecerista da Revista Panorâmica da UFMT. Atuou como Professor e Coordenador de Curso na área da Educação Física no Instituto Presidente Antônio Carlos - IMEPAC (2017) e no Centro Universitário do Triângulo - UNITRI (1998-2012). Como professor no ensino superior, possui experiência na área de Educação Física, Fisioterapia e Enfermagem, com ênfase em Educação Física escolar, prática de ensino e metodologia da pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: Ética profissional, Didática da Educação Física, Dança e Movimento expressivo, Humanização na Saúde, Ginástica de Academia, Marketing esportivo e Estágio Supervisionado. Professor de Educação Física na rede municipal de ensino da cidade de Uberlândia (1995-2017), atuando no ensino infantil e fundamental. Professor substituto no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM, (2017), atuando como professor de Educação Física em turmas do ensino médio. Foi coordenador e professor do projeto social Dançando no Parque, ministrando aulas de Dança de Salão à comunidade da cidade de Uberlândia (2007 - 2017)

  • Filomena Maria de Arruda Monteiro, Universidade Federal de Mato Grosso

    Professora Titular do Departamento de Ensino e Organização Escolar no Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso , graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1985), Mestrado em Educação Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995) , Doutorado em Educação (2003) e pós doutorado (2012) pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação-IE/UFMT (2006), Membro da Comissão de Avaliação trienal 2010 da área de Educação.Vice-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica (2015-2016). Coordenadora de Ensino de Graduação em Pedagogia (2015-2016). Vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE-UFMT (2018). Atualmente é Editora da Revista de Educação Pública (REP) da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT. Representante da região Centro-Oeste na Associação Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica.Vice-Coordenadora da região Centro-Oeste no FEPAE. Membro da comissão Editorial da Revista Brasileira de Educação (RBE). Membro da comissão de organização de evento internacional - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) Biográfica. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc)-CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento e aprendizagem profissional da docência, pesquisa narrativa e trabalho docente, educação infantil e educação superior.

Downloads

Publicado

2025-12-25

Edição

Seção

Tema livre