O PNE E A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
EXPANSÃO, INTERIORIZAÇÃO E PRIVATIZAÇÃO (2014-2018)
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v12i0.11018Resumo
O objetivo deste artigo é analisar o processo de expansão e interiorização da educação superior no Brasil, no contexto de vigência inicial do Plano Nacional de Educação, Lei n. 13.005/2014. Trata-se de pesquisa fundamentada no materialismo histórico-dialético cujo os dados analisados foram extraídos do Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão vinculado ao Ministério da Educação. Para tanto, considera-se especificamente as categorias de conteúdo expansão, interiorização, público e privado, com base nos dados da evolução no número de Instituições, Cursos e matrículas na educação superior no período de 2014 a 2018. A análise mostrou que a política de expansão da educação superior induzida pela meta 12 do PNE vigente apresenta traços de continuidade e aprofundamento da lógica de mercado na educação.
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