COOPERAÇÃO FEDERATIVA E METAS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NOS PLANOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO:

DESAFIOS DE ARTICULAÇÃO COM O PNE (2014-2024)

Autores

  • Renata Ramos da Silva Carvalho
  • Eliane Gonçalves Costa Anderi Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v12i0.10984

Resumo

Este texto apresenta o resultado de uma análise realizada nos Planos Estaduais de Educação (PEEs) com o objetivo de verificar como os conteúdos das metas e estratégias para a educação superior do PNE (2014-2024) estão previstos (ou não) nesses planos estaduais. Buscou-se também, observar se há menção/intenção de algum comprometimento objetivo do estado com a expansão da educação superior pública estadual. Trata-se de um estudo documental que analisou os 20 PEEs aprovados até o momento da realização da pesquisa. O texto está estruturado em quatro seções: Introdução; Metas para a educação superior nos Planos Estaduais de Educação:  desafios de articulação com o PNE (2014-2024); O papel das universidades estaduais nas estratégias das metas para a educação superior dos Planos Estaduais de Educação; e, as considerações finais. O estudo identificou que foram poucos os estados que expressaram, em seus PEEs, algum compromisso de expansão da educação superior por meio de suas UEs.

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Publicado

2020-11-05

Edição

Seção

Dossiê Políticas para educação superior e Plano Nacional de Educação