RELAÇÕES DIALÉTICAS ENTRE SOCIEDADE E LITERATURA

uma análise do conto O Capote de Nikolai Gógol

Autores

  • Fernanda Ribeiro de Souza Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Cleiser Schenatto Langaro Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v16i0.10950

Resumo

Este artigo apresenta uma análise sociológica do conto O Capote, escrito em 1842 pelo russo Nikolai Vasilievich Gógol. O texto aborda, primeiramente, uma breve incursão teórica a respeito da abordagem sociológica da obra literária, a partir de uma perspectiva marxista, pautando-se em autores como Marx e Engels (2007), Marx (2011; 2014), Candido (2002), Coutinho (1967), Konder (2009; 2013), Eagleton (2011), Adorno (2003), Williams (2011), dentre outros. As reflexões perpassam o contexto histórico-social da produção do conto, pois a partir delas compreendem-se melhor os elementos que constituem a sociedade russa da época. A análise literária apresenta-se com foco nas representações de sociedade e de trabalho que emergem na obra, revelando a atualidade de alguns de seus aspectos sociológicos.

Biografia do Autor

  • Fernanda Ribeiro de Souza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

    Doutoranda em Sociedade, Cultura e Fronteiras pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em  Sociedade, Cultura e Fronteiras – área de concentração em  Ciências Humanas e Sociais da UNIOESTE – Campus de Foz do Iguaçu. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação – área de concentração em Educação da UNIOESTE – Campus de Francisco Beltrão.  Pedagoga no  Instituto Federal do Paraná, Campus Avançado Coronel Vivida.

  • Cleiser Schenatto Langaro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

    Doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras – área de concentração em Linguagem e Sociedade da UNIOESTE – Campus de Cascavel. Docente do Curso de Letras e do Programa de Mestrado e Doutorado Sociedade, Cultura e Fronteiras da UNIOESTE – Campus de Foz do Iguaçu.

Downloads

Publicado

2024-02-09

Edição

Seção

Tema livre