EM QUAL BASE EPISTEMOLÓGICA SE ENCONTRAM OS ESTUDOS SOBRE A GEOGRAFIA LITERÁRIA?
Resumo
O presente artigo busca enveredar acerca do percurso traçado pelos estudos envolvendo geografia e literatura, com o intuito de identificar a base epistemológica que lhe dá sustentação, visto que foi possível constatar que a mesma ainda não possui uma epistemologia própria. Com isso, iniciamos nossa discussão pelo conceito do que seria epistemologia, trazendo a definição dada por Japiassu (1934). Também percorremos os caminhos trilhados pelos pesquisadores que tem se debruçado sobre a abordagem pautada na geografia literária. Dentre os pesquisadores dessa área, destacamos Bastos (1998), Amorim Filho (2010) e Collot (2012), dentre outros que citamos no decorrer de nossa escrita. Diante das leituras realizadas, identificamos que os estudos ligados à geografia e literatura estavam inseridos dentro da epistemologia da ciência geográfica, mais especificamente no ramo da geografia humanista. Após essa descoberta, chegamos à conclusão que mesmo não possuindo os elementos que configurassem a existência de uma epistemologia da geografia literária, as abordagens existentes e os estudos acerca dessa temática não perdem sua credibilidade, visto a contribuição que essas discussões trazem para o campo da geografia, que vê nas obras literárias uma fonte a mais de pesquisas e investigações acerca do homem, das relações que estabelece com seu meio, suas percepções sobre o espaço, que são explanadas pelo escritor ao longo do desenvolvimento de suas obras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.