OS PROCESSOS DE INSTALAÇÃO E EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DE GOIÁS

AS INICIATIVAS PÚBLICA E PRIVADA (1930-2020)

Autores

Resumo

Os objetivos do presente artigo encontram-se na análise dos processos que envolveram a criação das instituições de ensino superior em Goiás por meio da iniciativa de instituições públicas e privadas, que resultaram na instalação da Universidade de Goiaz – atual Pontifícia Universidade Católica de Goiás – e da Universidade Federal de Goiás na cidade de Goiânia e verificar as ações público-políticas e privada-empresariais que promoveram a intensificação da interiorização do ensino superior no estado, em especial, aquelas que deram origem às Fundações Municipais e ao estabelecimento da Universidade Estadual de Goiás. Concentramos as nossas investigações e análises em documentos oficiais – leis, decretos, resoluções, portarias – e em material bibliográfico, mais especificamente, em teses, dissertações, livros, artigos e demais publicações acadêmico-científicas relacionadas direta e indiretamente à temática central deste estudo. Constatamos que a implementação e expansão do ensino superior em Goiás não devem ser consideradas somente por sua perspectiva de êxito, mas, também, pela existência de diversas contradições e complexidade das divergências e convergências políticas que produziram inúmeros projetos para a criação e instalação de faculdades e universidades nas mais diferentes localidades do estado.

Biografia do Autor

  • Flávio Reis Santos, Universidade Estadual de Goiás

    Pós-Doutor em Educação Rural pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Pós-Doutor em Geografia Agrária Pela Universidade Federa de Goiás (PPGGC/UFG). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Goiás (PPGHIS/UEG). Professor do Programa de Pós-Graduaçãoem Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo (GEPEC/UFSCar). Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Rural no Brasil (NEPERBR/UEG).

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Publicado

2024-06-04

Edição

Seção

Tema livre