A DOCÊNCIA DE LITERATURA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

ENSINO MÉDIO

Autores

  • Luana Alves Luterman UEG/UFSCar/CAPES
  • Luzmara Curcino LIRE/CNPq/UFSCar
  • Agostinho Potenciano de Souza UFG

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v12i0.10279

Resumo

Buscando abordar as formas como a literatura emerge na Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio (BNCCEM) – (BRASIL, 2018), de modo a orientar as práticas de ensino desse saber, nos valemos de reflexões teóricas sobre o poder e seus mecanismos de regulação (Foucault, 2008), traçamos um percurso investigativo que contempla a tradição do valor da literatura como formação e fruição (CANDIDO, 2011) e inclui os novos modos de olhar os textos, pelos diversos mídiuns e seus correlativos gêneros e linguagens plurissemióticas, num contexto de hibridismo cultural (CANCLINI, 1990). A metodologia consiste em percorrer o texto oficial da BNCC, verificando a presença e a ausência da palavra ‘literatura’, bem como a representação das práticas de ensino propostas pelo documento. Observamos que há uma preocupação, neste documento, em fomentar práticas de leitura do texto literário mais em sintonia com os interesses e competências dos alunos jovens da atualidade, sem descuidar da importância da leitura do texto literário tradicional. Embora seja bem-vinda essa aproximação das diferentes linguagens e meios de apropriação do texto literário, é sensível a presença rarefeita e bastante infrequente do termo ‘literatura’ neste documento, o que parece indiciar a continuidade da perda sistemática do tempo espaço da literatura na escola.

Biografia do Autor

  • Luzmara Curcino, LIRE/CNPq/UFSCar

    Doutora em Linguística e Língua Portuguesa, professora no Departamento de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e coordenadora do LIRE - Laboratório de Estudos da Leitura. E-mail: luzcf@ufscar.br

  • Agostinho Potenciano de Souza, UFG

    Doutor em Estudos Linguísticos pela UFMG (2002). Mestre em Teoria e História Literária pela Unicamp (1983). Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás (UFG). É coordenador do grupo de estudos Discurso e Ensino (DISCENS). E-mail: apotenciano20@gmail.com

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Publicado

2020-05-21

Edição

Seção

Dossiê LEITURA: um tema a muitas mãos