EXPERIÊNCIAS MOBILIZADAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ACERCA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS PARA CRIANÇAS

Resumo

Este artigo tem por objetivo socializar o processo de formação continuada vivenciado em um curso de pós-graduação Lato Sensu denominado Ensino e aprendizagem de línguas adicionais para crianças. O estudo filia-se a área da Linguística Aplicada, é de natureza qualitativa de cunho interpretativista (BAUER e GASKELL, 2002; BORTONI-RICARDO, 2008), e tem como bases teóricas Scaramucci, Costa e Rocha (2008), Santos (2005; 2009; 2011), Schlatter e Garcez (2012), Leffa (2008; 2012), dentre outros. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e observação participante das aulas com registro em diário de campo. Os sujeitos colaboradores são docentes e discentes do curso. Identificamos que os maiores desafios estipulados pelos sujeitos colaboradores é exercitar a reflexão entre a relação teoria X prática, além disso, exercitar a prática de fazer as leituras necessárias do aporte teórico das disciplinas. Os resultados mostram que as contribuições da formação continuada, conforme os dizeres dos sujeitos, se produz no sentido de ajudar a refletir, reconstruir novos saberes, compreender teorias sobre o ensino-aprendizagem de língua adicional para crianças e subsidia entender as especificidades dessa área.

Publicado
2020-11-20
Seção
Dossiê: Práticas no ensino, na aprendizagem e na avaliação de LE nos anos inicia