LÍNGUA E LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA CRIANÇAS: REFLEXÕES SOBRE FILOSOFIAS DA LINGUAGEM ESTRUTURALISTA E PÓS-ESTRUTURALISTA
DOI:
https://doi.org/10.51913/revelli.v12i0.10223Resumo
Ao defendermos o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras (LE) para crianças como parte do processo educacional, é fundamental discutirmos as diferentes formas de compreender língua e linguagem e as implicações dessas concepções para a ação docente. Assim, neste artigo, discutimos diferentes conceitos de língua e linguagem elaborados por duas teorias linguísticas: o estruturalismo e o pós-estruturalismo. Esta análise objetivou promover uma reflexão sobre possibilidades de embasamento de práticas direcionadas à educação de língua estrangeira para crianças, partindo do princípio de que, ainda que de maneira indireta, todo fazer docente é influenciado por determinada filosofia. Neste trabalho, discutimos propostas locais que enfatizam visões pós-estruturalistas. Sabendo que a linguagem é permeada por relações de poder e que língua e cultura são indissociáveis, julgamos que o professor de LE para crianças, ao refletir sobre as perspectivas apresentadas neste texto, terá melhores condições de assumir seu papel de educador, que busca não somente ensinar repertórios linguísticos, mas também contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.
Os autores que publicarem neste periódico devem transferir para a revista os copyrights e direitos de publicação do artigo publicado.
IMPORTANTE!
A revista adota licença CC BY 4.0 para divulgação de seus artigos.
Você está livre para:
Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato
Adaptar - remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Esta licença é aceitável para obras culturais gratuitas.
O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
- Atribuição - Você deve dar crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de forma razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciante o respalda ou o seu uso.
- Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restringem legalmente os outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.
Avisos:
Você não precisa cumprir a licença de elementos do material no domínio público ou onde seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável.
Não são garantidas garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos como publicidade, privacidade ou direitos morais podem limitar a forma como você usa o material.