A LITERATURA INFANTIL NA ALFABETIZAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO LITERÁRIO

Autores

  • Ana Silvia Moço Aparicio UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL
  • Nicole Alves Pareira

DOI:

https://doi.org/10.51913/revelli.v16i0.10209

Resumo

Inserir crianças no universo da literatura infantil e promover o letramento literário entre elas são práticas que exigem estudos mais aprofundados sobre meios de valorizar, na escola, as experiências estéticas proporcionadas pela leitura de obras literárias. Tendo isso em vista, no presente artigo, abordamos os resultados de uma pesquisa do tipo intervencionista, que investigou as relações entre o trabalho com a literatura infantil na fase de alfabetização e o desenvolvimento do letramento literário das crianças, dando a elas a oportunidade de ler, ouvir, contar e compreender histórias. Para amparar o estudo, recorreu-se a autores como Magda Soares, Rildo Cosson, Jonas Ribeiro, dentre outros. Os resultados da pesquisa evidenciam que a intervenção realizada contribuiu para o desenvolvimento do letramento literário das crianças, principalmente pelo fato de atuarem como protagonistas nas situações vivenciadas em sala de aula com a literatura infantil.

Downloads

Publicado

2024-02-08

Edição

Seção

Tema livre